Futebol

Redes sociais, patrocínio e impacto na mídia: a passagem de Cartolouco pelo Resende FC

Em sua passagem pelo clube, Lucas Strabko protagonizou websérie com 10 milhões de visualizações e gerou visibilidade internacional

Redes sociais, patrocínio e impacto na mídia: a passagem de Cartolouco pelo Resende FC

27 de abril de 2021

4 minutos de Leitura

A passagem de Lucas Strabko, conhecido como Cartolouco, pelo futebol profissional chegou ao fim. Como se sabe, a sua presença no Campeonato Carioca deste ano se tratou de uma campanha de marketing feita em parceria com o Resende FC.

Durante sua passagem pelo clube, o Youtuber apresentou uma websérie que culminou com sua convocação para o jogo contra o Vasco da Gama, na última rodada. Dividida em 8 episódios, a série já soma mais de 10 milhões de visualizações entre Youtube, Instagram e Facebook. Com patrocínio do fantasy game Rei do Pitaco, a campanha chegou ao topo dos trending topics pela 5º vez em pouco mais de 1 mês, antes do apito inicial do último jogo.

Tudo começou no dia 3 de março, quando, após a sua contratação, o youtuber anunciou o lançamento da websérie “Um Dia De”, na qual o youtuber viveu na pele e buscou dar visibilidade aos profissionais que passam despercebidos no cotidiano do esporte.

“Nós tivemos a ideia de construir, a quatro mãos, essa ação de marketing com o primeiro patrocinador do canal de Youtube do Lucas, que é o fantasy game Rei do Pitaco. Nós achávamos que tinha tudo a ver, pois um dos diferenciais do Rei do Pitaco, é que os usuários podem escalar jogadores no banco de reservas. Conseguimos manter o mistério até a última rodada e anunciamos que o Cartolouco foi escalado para enfrentar o Vasco da Gama, e fomos pela quinta vez durante a ação, um dos assuntos mais comentados do Brasil no Twitter”, disse Marcelo Montenegro, diretor de marketing do Resende FC.

Nas redes sociais, o Resende FC viu seus números de seguidores saltarem 255% no Twitter e 195% do Instagram, além de um aumento de 1.440% no alcance do Facebook. Paralelamente, o clube lançou o primeiro plano de sócio-torcedor da história.

“Desde quando cheguei no Resende, a minha missão foi valorizar o estadual, milhares de atletas e profissionais que dependem disso para colocar comida na mesa e também centenas de clubes que dependem desse tipo de competição para sobreviver. Assistam a websérie. Com meu bom humor de sempre eu quis mostrar como é a rotina desses caras que se doam demais. Foi o maior barato desenvolver esse projeto, principalmente no Resende que tem um trabalho muito sério e boa estrutura”, comenta Cartolouco.

No último jogo, contra o Vasco da Gama, fantasy game Rei do Pitaco, que já patrocinava o canal do do Youtuber, foi o patrocinador master do Resende FC, estampando sua marca no local mais nobre da camisa. O volume de audiência que migrou das redes sociais para o jogo garantiu mais de 10 mil downloads do aplicativo durante a partida.

“Enquanto startup, nós do Rei do Pitaco compreendemos o que é ter que fazer muito com poucos recursos. Por isso, quando vimos o trabalho que o Lucas (Cartolouco) havia idealizado junto com o Resende FC e a 213 Studios, decidimos nos engajar na concepção do projeto e patrociná-lo. Então, divulgamos que o Cartolouco estava disponível para ser escalado dentro do nosso aplicativo, que foi o primeiro fantasy game do Brasil a suportar os estaduais e possuir banco de reservas. Usamos nosso próprio aplicativo para divulgar este momento, que consideramos perfeito para todos: Cartolouco, Resende e Rei do Pitaco”, comentou Braulio Medina, Head of Growth no Rei do Pitaco.

Por fim, a saga ainda chegou na Europa, com destaque em veículos como L’Equipe, da França, BBC, da Inglaterra, e A Bola, de Portugal. Mesmo sem entrar em campo, Cartolouco despertou o interesse de clubes e fora para a gravação de uma segunda temporada da websérie.

“Para essa segunda temporada, nosso objetivo é mostrar o próximo passo na realização do sonho de um jogador profissional, que é ser contratado por um clube europeu. Queremos mostrar os aspectos positivos dessa jornada, os bastidores de um grande clube da Europa, o dia a dia dos brasileiros que já alcançaram esse patamar, mas também, as dificuldades enfrentadas para se adequarem a novas culturas e a um modo de vida completamente diferente da origem da maioria desses atletas. Acreditamos que o esporte é uma das melhores formas de contar boas histórias e apostamos muito nessas iniciativas”, comemorou Bruno Sousa, CEO da 213 Studios, idealizadora e produtora no projeto.

Compartilhe