Futebol

Tribunal espanhol diz que Uefa e Fifa não podem impedir a Superliga

A decisão judicial ordena que estas instituições se abstenham de tomar medidas punitivas ou disciplinares contra os clubes que estarão na competição.

Tribunal espanhol diz que Uefa e Fifa não podem impedir a Superliga

20 de abril de 2021

2 minutos de Leitura

O 17º Tribunal Comercial de Madri proibiu a Fifa, Uefa e demais federações de futebol de qualquer posicionamento que “proíba, restrinja, limite ou condicione de qualquer forma, direta ou indiretamente” o lançamento da Superliga Europeia.

A decisão judicial ordena que estas instituições se abstenham de tomar medidas punitivas ou disciplinares contra os clubes que estarão na nova competição. A medida vale também para brecar atos contra jogadores e dirigentes. Ela também vetou a exclusão dos clubes que promovem a Superliga de qualquer uma das competições internacionais ou nacionais de clubes nas quais eles têm participado regularmente, como a Champions League.

A decisão chega após a European Superleague Company SL, empresa espanhola por trás do novo torneio, solicitou a “injunção sem precedentes” para impedir que os órgãos reguladores do futebol tomassem qualquer ação que pudesse ir contra a nova competição, que desencadeou uma revolução no mundo do futebol.

A ação legal vem depois que a UEFA ameaçou os clubes fundadores e seus jogadores com a exclusão de suas competições “o mais rápido possível” e a Fifa ameaçou as equipes por trás dela com a exclusão das competições que realiza. O juiz tomou sete medidas para impedir qualquer ação que pudesse prejudicar o desenvolvimento da Superliga. A primeira delas proíbe a Fifa e a Uefa adotem medidas ou fazer declarações que possam limitar a preparação da nova competição, pelo menos enquanto durar o processo judicial aberto no Tribunal de Comércio de Madrid.

Além disso, proíbe os órgãos dirigentes do futebol internacional mencionados de “anunciar, ameaçar, preparar, iniciar ou adotar” medidas disciplinares ou punitivas “contra clubes, dirigentes de clubes e indivíduos ou jogadores” envolvidos na preparação da Superliga.

Compartilhe