Indústria

Diferentes tipos de logotipos: qual é o certo para o seu negócio?

Uma etapa essencial para qualquer dono de pequenas empresas ao começar a sua jornada no mundo do empreendedorismo é determinar qual logo é o ideal […]

Diferentes tipos de logotipos: qual é o certo para o seu negócio?

17 de maio de 2021

9 minutos de Leitura

Uma etapa essencial para qualquer dono de pequenas empresas ao começar a sua jornada no mundo do empreendedorismo é determinar qual logo é o ideal para o seu negócio. Este logo deverá jogar a favor da empresa ajudando ela a se tornar mais perceptiva e lucrativa. Você pode enfrentar sérias pressões para criar um logotipo perfeito. Se você está em busca de um toque de inspiração, o serviço do Logaster estará sempre à sua disposição. Estamos aqui para ajudar você a aliviar esta pressão e o guiar através dos diferentes tipos existentes de logo para tornar a sua decisão mais fácil:

· Logos com combinação

· Logos escritos

· Logos com emblemas

· Logos com monograma

· Logomarcas

O logo é apenas uma parte de um conceito maior de branding. Ter uma ideia geral de como você quer que ele seja antes de colocar a mão na massa ajudará a garantir que você crie algo ideal para a sua empresa, público-alvo e para você mesmo.

Antes de começar, o que significa um logo?

Quase sempre o termo “logo” é utilizado para designar o emblema ou símbolo cativante que serve para representar visualmente a sua empresa. Em relação ao design do logo, existem dois segmentos principais: os logos que consistem em letras ou palavras como, por exemplo, as iniciais ou o nome da empresa. E os logos que contém tanto um símbolo gráfico quanto um texto. Entre esses dois segmentos abrangentes, existem cinco tipos principais de logo, cada um deles com suas próprias características e pontos fortes de design que dependerão de diversos fatores, incluindo o comprimento do nome da empresa, seus clientes potenciais e seu ramo de atividade. Cada tipo de logo tem o potencial de servir a diversos propósitos, embora nos últimos anos alguns estilos específicos se tornaram populares especialmente para negócios online. Segundo o guia escrito por Michael Evamy intitulado de “Logo: Symptoms and logotypes Reference Guide”, um logo em uma escala móvel fica situado entre o absolutamente visual e o absolutamente verbal – consistindo em jogos de palavras visuais. Tome de exemplo um símbolo que abriga o nome de uma empresa. Dito isso, é hora de explorarmos cada tipo de logo mais a fundo.

Logo com combinação

O logo com combinação é composto por símbolos e palavras ou letras. É também chamado de marca de combinação. Este é o tipo de design de logo mais popular no mundo. Isso se deve em parte à sua flexibilidade. Você pode usar apenas o símbolo, por exemplo, em um favicon ou foto de perfil ou pode usar apenas a parte tipográfica do logo sempre for necessário e visualmente adequado. Usar uma marca de combinação ou logo com combinação apresentará o seu símbolo (ícone) dentro, abaixo, no topo ou ao lado da parte tipográfica. O elemento de identificação da sua marca será o símbolo. Este poderá ser literal ou abstrato. Considere o ícone “swoosh” da Nike, nada mais é do que um checkmark suavizado que não possui qualquer conexão com o nome da empresa. Por outro lado, no logo da empresa Apple, é possível ver um símbolo que está diretamente relacionado ao nome da empresa. As empresas que utilizam um logo com combinação que conseguem obter sucesso na construção de uma identidade visual forte, provavelmente migrarão o estilo do seu logo para algo mais simples e limpo, optando por usar apenas o símbolo sem a parte do texto – confira a seção sobre Logos do símbolo da marca abaixo.

Para novos negócios que estão começando a construir o reconhecimento da sua marca, a escolha mais adequada será sempre um logo com combinação de símbolo (ícone) e texto (nome da marca). No geral, este é o método mais seguro para a criação de um logo adaptável a todas as plataformas, bem como, para o fácil desdobramento em uma série de formatos. Observe como esse formato vem sendo usado em várias plataformas por grandes empresas como a Taco Bell e a Adidas.

Logos escritos

Os logos escritos são a forma de logo mais pura e clássica. Também são chamados de logotipo. Neste caso, o nome da sua empresa está diretamente ligado ao logo. Para empresas com nomes curtos, tanto separados por hífen ou de uma só palavra, esta é uma opção bastante popular. O design diferenciado fica por conta da criatividade na tipografia escolhida. Caso o nome da empresa seja composto por duas palavras, poderá ser feito o empilhamento (stacking) das palavras para economizar espaço. Neste tipo de logo a tipografia é a peça central e ela pode e deve ser estilizada para se transformar em um marco visível da sua empresa. Pense em exemplos famosos como Google, New York Times e Coca-Cola. Uma das vantagens é que para estilizar os atributos tipográficos como, por exemplo, o espaçamento, as formas, o tipo de fonte, as características de cada letra, etc, muitos estilos artísticos estão disponíveis, basta ser criativo. Outras vantagens dos logotipos são o fato de que sua aplicação em plataformas e mídias é fácil e o aumento de reconhecimento do nome da marca que eles proporcionam. Uma forma popular de aplicar um logotipo é abreviando ou encurtando o nome da empresa. Pense no caso do Facebook que usa seu F exclusivo na maioria de seus apps. Nossa próxima explicação será sobre os logos com emblemas.

Logotipo com emblemas

O emblema é uma das formas mais antigas de logo. De uma forma simples, é um texto embutido em um símbolo, na maioria das vezes um círculo ou qualquer outra forma que transmite uma sensação clássica. O texto escrito em curva também é bastante usado. Para visualizar o que estamos falando, pense em selos, distintivos e brasões. Além do tratamento especial na tipografia, um tratamento coeso na imagem também é oferecido. Tanto requinte quanto prestígio podem ser comunicados pelos logos com emblemas. Devido a isto, este tipo de logo possui baixa versatilidade, especialmente para uso online. Pelo fato de o design dos logos com emblema ser mais complexo, você pode encontrar desafios em relação à quais elementos do logo serão exibidos em determinados tipos de uso. Por exemplo, pode ser necessário simplificá-lo para ser inserido em cartões de visita ou ícones de apps ou aprimorá-lo para ser utilizado em pôsteres e outdoors. Você terá que deliberar seriamente na maneira como o logo será utilizado, bem como determinar o quão sensível será o design para o sucesso do seu negócio.

Logo com monograma

Para não precisar abreviar o nome da sua empresa, uma excelente alternativa é usar um logo em forma de monograma, também conhecido como lettermark. Um logo com monograma é composto por letras, geralmente entre 1 e 4, sendo normalmente a primeira letra ou as iniciais do nome de uma empresa. O monograma é empregado no lugar do símbolo e tem a capacidade de transformar a identidade de uma empresa em algo atraente. Na verdade, as iniciais constituem o principal segmento do logo. Você precisa garantir a legibilidade do seu design. Caso você esteja lançando o seu negócio, explore a possibilidade de colocar o nome completo da sua marca no logo para que você possa construir reconhecimento – uma estratégia popular para marcas iniciantes. Naturalmente, monogramas ou lettermarks geralmente são mais compactos que os logos com imagens e ficam bem quando utilizados em pequenos espaços, especialmente em quadrados. Mas devido ao fato de que eles dependem apenas do texto, seu foco deve estar em escolher o tipo de fonte correto. Distinção, atratividade e facilidade de leitura devem ser as características mais marcantes em seu logo. Exemplos dignos neste estilo são o logo da HBO e o famoso logo em “M” do McDonalds.

Logomarca

Quando temos apenas um símbolo ou ícone representando a empresa, chamamos de logomarca. A logomarca pode ser um objeto biótico (considere novamente a Apple) ou pictórico ou ainda uma forma abstrata. Este tipo de logo não tem a inclusão do nome da empresa, denotando um sério risco para empresas que estão apenas começando, principalmente aquelas empresas que ainda não estão engajadas na construção do reconhecimento da marca. E exatamente como o tempo gasto para se pensar no nome de uma empresa, também deve haver uma consideração séria sobre o tipo de imagem a ser utilizado. A imagem escolhida transmite o que a sua empresa significa? Fornece um reflexo direto do nome da empresa ou algo mais abstrato? Um significado ou emoção é sinalizado para o cliente em potencial? Caso você goste da ideia de ter um símbolo ou ícone representando a sua marca, mas não tenha certeza se uma logomarca é a opção certa para você no momento, então experimente criar um design usando a combinação de um símbolo com o nome da empresa. Em certos tipos de aplicação, como o uso em favicons de sites ou fotos de perfil nas redes sociais, somente o símbolo poderá ser utilizado.

Escolhendo o tipo certo de logo

Não se esqueça de que seu logo será utilizado tanto física quanto digitalmente. Ele precisará ser redimensionado para diversos tamanhos, impresso em papel, usado como imagem de perfil e assim por diante. Esta é a razão pela qual existe uma popularidade crescente das marcas utilizando designs com monogramas ou símbolos. Essa é uma prática que está se tornando especificamente comum nos tempos de branding das mídias sociais, onde o logo é fundamental para dar cara aos seus canais digitais. Se o nome da sua empresa for muito comprido, ele não poderá ser usado em um espaço pequeno, como uma foto de perfil quadrada. Neste caso, você deverá fazer também uma versão em monograma ou apenas com um símbolo representativo.

Seja qual for o tipo de logo que você escolher, ele deverá transmitir uma ideia geral sobre os valores e produtos/serviços oferecidos por sua marca. Ele precisará demonstrar exclusividade quando comparado a empresas concorrentes no mercado a fim de moldar o reconhecimento da sua marca com seu público-alvo.

Compartilhe