Inspirado na icônica faixa “Black Watch“, o Everton apresentou seu novo segundo uniforme. Além das cores que antecederam a famosa camisa azul do clube (adotada somente em 1901), o kit contará com o slogan e o logotipo da Hummel em tons de cinza. A inclinação ao “Black Watch” surgiu a partir de um pedido dos torcedores para que a faixa fosse replicada para celebrar o papel do clube como um pilar da comunidade por mais de 140 anos.
Já o conjunto do goleiro será composto por um verde clássico e novamente com mangas curtas, fato solicitado pelos próprios goleiros do clube após consulta.
“A campanha do ano passado celebrou um forte vínculo entre o clube, nossa diversificada base de fãs e a Hummel, que, por sua vez, demonstrou compreensão sobre o clube e a nossa torcida com esse conjunto que homenageia alguns dos nossos anos de formação. Esse design retrô de aparência clássica é suportado por nossa história e certamente vai atingir nossos fãs em todo o mundo”, disse Alen McTavish, diretor comercial do Everton.
Produzido pela Hummel, o Everton se torna o primeiro clube a lançar seu uniforme que conta com a tecnologia Hummel ECO8, que significa que cada camisa é fabricada em poliéster de alto desempenho produzido a partir de até oito garrafas de plástico recicladas. O processo leva no máximo três semanas – o mesmo que produzir poliéster não reciclado. As garrafas recicladas são compradas antes de passarem por processos de remoção dos rótulos, trituração e lavagem do plástico. O plástico então passa por um processo de desidratação e secagem antes que a polimerização permita a criação de um fio.

Oito garrafas produzem aproximadamente um metro de tecido, quantidade esta necessária para fazer uma camisa de futebol.
“Estamos muito orgulhosos da nossa associação com o Everton Football Club e tudo que alcançamos no primeiro ano de parceria técnica. Como no ano passado, quando queríamos desenvolver um kit que repercutisse junto aos fãs e fosse compreendido com autenticidade junto ao torcedor. Voltamos aos primeiros anos do clube e nos inspiramos em algo icônico como o Black Watch para ilustrar a longevidade e união da Família Everton”, acrescentou Allan Vad Nielsen, CEO da dinamarquesa Hummel.
A história do Black Watch
A equipe do Everton FC de 1881/82 ficou conhecida como “Black Watch“, um apelido que surgiu em referência ao famoso regimento do exército de mesmo nome.
Uma reportagem no Liverpool Courier, datada de 1º de outubro de 1881, sobre o jogo de abertura da temporada contra o Chester Rovers, disputado uma semana antes em 24 de setembro, dizia:
“O novo traje dos Evertonianos consiste em camisetas e calças pretas e meia branca, com uma faixa carmim ou uma faixa transversal do ombro ao quadril, uma composição que dá aos jogadores uma aparência elegante e profissional.”
Em 5 de novembro de 1881, o Everton venceu todos os seus cinco jogos iniciais e o novamente o Liverpool Courier publicou:
“O Sr. John Houlding, o presidente do clube, pode muito bem estar orgulhoso do invencível Black Watch. Poucos clubes da Associação fizeram tanto progresso em um período tão breve como o Everton.”
A primeira derrota do Everton só viria a acontecer no 11º jogo da temporada, uma partida da Copa Lancashire Senior, contra o Turton em 10 de dezembro de 1881, mas as referências ao “Black Watch” e “Invencível Black Watch” continuaram em reportagens de jornais durante toda a campanha.