Coluna

Everton – Uma família internacional

Por Richard Kenyon – Diretor de Marketing, Comunicação e Relações Internacionais Basta você olhar para as bandeiras que estão exibidas atrás do gol no Sir […]

Everton – Uma família internacional

24 de maio de 2021

10 minutos de Leitura

Por Richard Kenyon – Diretor de Marketing, Comunicação e Relações Internacionais

Basta você olhar para as bandeiras que estão exibidas atrás do gol no Sir Philip Carter Park Stand em Goodison Park para entender o quão internacional nossa base de fãs é.

Torcedores de todo o mundo – incluindo o Brasil – vem nos visitar. Algumas dessas bandeiras foram doadas por esses fãs que puderam assistir aos jogos e outras foram presente que nos foram enviados.

Hoje, em um período de pandemia global, elas ganharam um significado ainda mais profundo já que nossos fãs mundo afora não podem viajar para assistir aos nossos jogos.

Embora essas bandeiras representem diferentes partes de nossa base de fãs global, elas também lembram nossos jogadores de que somos uma família global e que, em qualquer ponto de uma partida, há milhões de apoiadores, por todos os lados do planeta, colados em suas mais diversas telas, incentivando-os a continuar.

Provavelmente vocês devem ter visto aqui no MKT Esportivo a notícia a respeito dos nossos planos de crescimento internacional, correto?

Essa estratégia internacional começou a ser construída dois anos atrás e ela coloca em seu cerne principal valores como o relacionamentos de longo prazo, a sustentabilidade e, principalmente, a comunicação bilateral com nossos fãs.

Nossa estratégia é construída em seis pilares:
1) Crescimento da base de fãs
2) Parcerias Estratégicas
3) Desenvolvimento de marca e negócios
4) Lançamento de uma academia internacional
5) Planos de Tour de Pré-Temporada para os times principais masculino, feminino e sub-23
6) Contínua Expansão do Varejo

Acreditamos que a melhor maneira de interagir com o público da América do Norte e a do Sul seria através de uma visita e tínhamos o plano de visitar a América. Só que, com a chegada da pandemia, fomos obrigados a retardá-los por algum tempo, mas, apesar disso, nossa vontade continua enorme e estamos ansiosos para colocar o plano em ação tão logo seja seguro executá-lo.

Nesse período pandêmico, acabamos nos debruçando em nossos canais digitais e buscamos maneiras de melhorar as formas de interações com nossos apoiadores em todo o mundo, incluindo aí o Brasil.

Uma das ações que desenvolvemos foi com o Allan.

Foi gratificante notar que ele se tornou um dos favoritos dos nossos fãs. Quando digo fãs me refiro aos locais, ingleses, mais próximos daqui do Goodison Park, mas, também menciono os fãs internacionais, espalhados pelo mundo afora.

Ao longo do desenvolvimento dessas ações, notamos o prazer que ele, Allan, teve em participar das sessões de entrevistas que foram oportunizadas aos membros do ‘Everton FC Brasil Supporter Club’.

Da nossa parte, enquanto Clube, foi ótimo ver a interação gerada entre fãs e jogador.

Entre as diversas perguntas, que variaram desde sua ambientação ao cotidiano do Reino Unido até do que ele mais gosta como jogador do Everton, Allan valorizou a experiência e saiu satisfeito ao descobrir que o apoio que tanto ele, como o Everton, têm no Brasil.

Essa coisa de conectar o jogador com seu público através do Everton não é algo novo.

No ano passado, logo após a suspensão do futebol por causa da pandemia, fizemos uma ação com o Richarlison com Bruno, um brasileiro que estava aqui na cidade.

Bruno havia economizado dinheiro por alguns anos para uma viagem que, entre seus principais destinos, um deles era vir ao nosso histórico estádio para assistir o seu amado Blues. Só que a pandemia o forçou a ficar 33 dias em quarentena e, diante de uma prova de amor tão grande – algo que nos é tão inspirador -, convidamos Richarlison para lhe fazer uma ligação surpresa.

A ligação, por sinal, foi descrita por Bruno como uma das melhores coisas que já aconteceram na vida dele.

Aqui no Everton, sentimos que é importante que nossos torcedores e jogadores tenham um vínculo forte – somos a Família Everton – e criar momentos entre essas duas partes é a chave para o desenvolvimento desse relacionamento.

Nosso objetivo é hospedar muitos mais eventos como este no futuro e explorar novas e inéditas maneiras de utilização dos nossos canais digitais para que estejamos conectados com todos os nossos apoiadores internacionais independentemente de onde sejam.

É agradável e muito satisfatório ver o trabalho de engajamento que fazemos refletido no feedback dos apoiadores. Este ano, por exemplo, os resultados da nossa Pesquisa de Torcedores da Premier League foram os melhores em 25 anos da pesquisa oficial.

Nossa pontuação para o engajamento dos fãs apontou 93% de satisfação dos torcedores com o trabalho que desenvolvemos nesta área. Este resultado é 21% melhor do que a média da Premier League.

84% dos torcedores também disseram que estavam felizes com a forma como ouvimos os nossos torcedores, outro indicador em que superamos em muito (30%) a pontuação média Premier League.

Embora esta pesquisa tenha sido restrita ao Reino Unido, estamos aplicando exatamente a mesma abordagem para envolver nossos mundo afora. Não se trata apenas de se comunicar com os fãs, mas se comunicar com os fãs e, ainda mais importante, ouvir.

É por isso que temos orgulho de trabalhar com pessoas locais nas Américas para nos apoiar, por meio do envolvimento digital e de mídia com os fãs no Brasil.

Temos uma rede de pessoas que está presente no Brasil, no México, na Colômbia, no Chile, na Argentina e também em outros países da América Latina e nós nos dedicamos a construir relacionamentos significativos com nossos fãs ao redor do mundo. Isso significa desenvolver nosso conhecimento e compreensão sobre nossos fãs, onde eles estão e o que é importante para eles para que possamos garantir a autenticidade em nossos relacionamentos.

Vocês que estão lendo isso, por favor, nos siga em nossos canais em português que temos nas mídias sociais. Por favor, além de seguir, interaja conosco! Nos diga o que você quer ver. Atualmente estamos muito satisfeitos com os números de engajamento que tivemos até esse momento e é o seu orgulho, paixão e contribuição que fez do Everton o clube da Premier League com maior engajamento no Twitter.

Esse trabalho de engajamento também nos permitiu atrair novos relacionamentos comerciais na América do Sul e isso faz com que estejamos ansiosos para explorar novas parcerias no Brasil.

O Everton, além do público global da Premier League, fornece a plataforma perfeita para qualquer organização que deseja atingir o público brasileiro ou para fazer com que o mundo entenda mais sobre sua marca.

Em fevereiro, por exemplo, realizamos nossa primeira exibição em espanhol. Esse evento atraiu mais de um milhão de espectadores por meio dos nossos canais nas mídias sociais, além de ter gerado outros milhões de engajamentos com nosso conteúdo nas redes sociais em uma data em que vencemos o Liverpool por 2 a 0 em Anfield.

Para realizar o evento, nos associamos ao Cracks Colômbia, um dos maiores perfis que abordam futebol na América Latina nas mídias sociais. Desta forma, nos tornamos o primeiro clube de futebol do mundo a usar o geo-stream ao vivo do TikTok focado em um território, permitindo que mais fãs de futebol, latino-americanos que nunca haviam se envolvido conosco em um dia do jogo, pudessem ter a oportunidade.

O resultado foi um aumento de 9% de nossos seguidores colombianos no TikTok e mais de 7,3 milhões de visualizações de vídeo na plataforma. Além dos números, para nós tratava-se de conexão!

Nesse evento online, tivemos o orgulho de anunciar que “Bogota Blues” se tornou o primeiro clube de torcedores colombianos oficialmente afiliado. O membro Alejandro Bedoya Vannin foi convidado a participar e teve a oportunidade de falar com James Rodriguez, seu herói.

Ouvir o que o leva a ter essa conexão com o Clube e o que significa ser um torcedor do Everton é o que nos interessa!

Estamos ansiosos para desenvolver muitos outros eventos como o Watch-Along em toda a América do Sul e Latina. E quando desenvolvermos, esperamos que você se junte a nós. Pretendemos ter um evento focado no Brasil ainda este ano e, por isso, fique de olho em nossos canais para mais informações.

Além disso, o Clube Oficial de Torcedores do Everton FC Brasil está em funcionamento desde 2007. Estamos muito satisfeitos por ter desenvolvido um forte relacionamento com eles ao longo dos anos e caso você deseje criar seu próprio clube de torcedores, por favor, entre em contato com nossa equipe de engajamento de fãs, cujos detalhes e informações você encontrará em nosso website.

EDUCAÇÃO

Ainda no início deste mês, lançamos nossa nova plataforma online Everton International Academy, que reúne nosso novo programa International Soccer Schools (EISS) e nosso Programa de Afiliados da International Academy (EIAAP).

É o início de uma série de acampamentos de futebol em 15 estados nas regiões Centro-Oeste e Nordeste dos Estados Unidos que acontecerão pelos próximos quatro meses. Esse projeto, inclusive, é um dos que desejamos expandir pelas Américas.

Nossos campos de futebol seguem-se ao nosso Programa de Afiliados Everton International Academy (EIAAP), que já tem vários membros, incluindo Columbus United (Ohio, EUA) e Schulz Academy (Boca Raton, Flórida, EUA), Everton Viña Del Mar (Chile) além de clubes na Austrália e na Irlanda.

Projetamos nossa iniciativa do Programa de Afiliados da International Academy para oferecer algo único aos clubes de todo o mundo. Não estamos lá simplesmente para colocar uma placa do Everton e dizer a um clube o que fazer. Buscamos trabalhar em estreita colaboração com clubes em todos os níveis para que possamos ajudá-los a alcançarem seus objetivos.

Os afiliados ganham não apenas os melhores conhecimentos de coaching da renomada Academia de Everton, mas também suporte com as melhores práticas esportivas e de negócios para melhorar a sustentabilidade e ajudar no crescimento de cada clube.

Tivemos alguns resultados fantásticos até agora e assim que as restrições de viagem forem suspensas, nossos treinadores visitarão os clubes pessoalmente e esses clubes parceiros também viajarão para nosso Centro de Treinamento de última geração USM Finch Farm no Reino Unido para períodos de treinamento e cursos.

Em breve, pretendemos anunciar novos membros do EIAAP e estamos ansiosos para trabalhar com clubes da América do Sul e também, da América Latina.

Como parte de nossa estratégia mais ampla, desenvolvemos um departamento internacional no clube. Assim, procuramos reunir as melhores pessoas nas áreas de Marketing, Comunicação, Digital e Comercial.

Embora eles estejam predominantemente baseados em Liverpool, todos eles trabalharão com consultores importantes à medida que abrirmos nosso primeiro escritório internacional em Miami, Flórida, EUA.

Estamos profundamente comprometidos em desenvolver nossa presença e construir relacionamentos significativos nas Américas. Principalmente no Brasil, que nos é muito importante! Estamos animados e esperançosos para ter você conosco em nossa jornada futura.

Compartilhe