Indústria

Influenciadores Digitais estão cada vez mais presentes no esporte

O esporte faz parte da educação básica no Brasil, por isso muito provavelmente um dos primeiros influenciadores da sua vida, fora da sua família ou […]

Influenciadores Digitais estão cada vez mais presentes no esporte

19 de maio de 2021

4 minutos de Leitura

O esporte faz parte da educação básica no Brasil, por isso muito provavelmente um dos primeiros influenciadores da sua vida, fora da sua família ou grupo de amigos, foi um atleta.

O mundo vive em constante evolução e ainda se apega a velhos hábitos e conceitos. Os atletas sempre serão admirados e invejados. O atleta se torna ídolo, uma referência, formador de opinião e se torna um influenciador nato.

Cada vez mais as modalidades esportivas se conectam com seu público nas redes sociais, dessa forma, as oportunidades são cada vez maiores para anunciar serviços e produtos para conseguir maior visibilidade. Há algumas décadas, os consumidores eram muito influenciados por personalidades, mas hoje com a internet e as mídias sociais esse cenário está mudando.

Atualmente a associação de atletas com grandes marcas vai muito além da busca por patrocínio. As marcas estão em busca de estratégias que consigam embaixadores que concedam autoridade para as grandes marcas.

As empresas querem que os atletas emprestem sua imagem e audiência, tendo em vista que os conteúdos criados pelos atletas podem se tornar viral com maior facilidade e como resultado o engajamento e identificação será muito maior.

Atualmente não é preciso ser uma personalidade famosa para conseguir destaque no universo digital e se tornar um influencer. Para isso é necessário produzir conteúdo de qualidade e transmitir experiências reais. Alguns clubes brasileiros como o Resende do Rio de Janeiro e o São Bento de Sorocaba/SP decidiram sair do comum para alavancar seu marketing digital e movimentar as redes sociais, contratando influencers conhecidos na internet.

Torcedor influencer

Comunicadores e também torcedores criam conteúdos sobre seu time do coração para outros torcedores, eles estão se tornando um ramo do jornalismo esportivo como influenciadores digitais, são a nova tendência da comunicação. Produzem conteúdo que se conectam aos usuários das redes sociais, conquistando o público-alvo falando sobre temas em que são “especialistas”.

Influência digital

Faz parte dos pilares da construção do influencer digital, causar impacto, mudar comportamentos e opiniões. Se não causa impacto ou não muda alguma coisa no outra, não pode ser considerado um influencer. Torcedores são como consumidores de uma marca, se veem no direito de se posicionar e reclamar. Existe quem se posicione de maneira correta, mas também existe casos extremos.

Atualmente se tornar um digital influencer ou um youtuber, continua sendo uma tendência. Principalmente os mais jovens, estão se aventurando para se tornarem famosos na internet. Além de fazer uso dos recursos de ferramentas como que possuem funcionalidades como o  YouTube vídeo editor e ser reconhecido, as pessoas podem gerar renda adicionando anúncios em suas publicações.

Muitas empresas colocam sua marca ou produto em foco nas mãos de micro influenciadores, são aquelas pessoas que tem menos seguidores, porém com nichos mais específicos, onde o senso de comunidade e opiniões apresentadas com segurança é maior do que os macro influenciadores. Algumas campanhas não surtem somente bons resultados no quesito eficácia, como também o custo de investimento é menor.

Se tornar um digital influencer não é uma tarefa simples. O caminho a ser percorrido é longo, porém não é impossível alcançar o objetivo com a abordagem correta. A parceria entre influencer e a marca traz benefícios para ambos. O amor pelo esporte é uma das melhores ferramentas para criar estratégias de marketing esportivo e conteúdo novo e relevante.

Contratar influenciadores digitais é uma ótima estratégia de ação de marketing, pois aproxima o público e passa credibilidade;

Compartilhe