Com a crescente preocupação com a segurança dos próximos Jogos Olímpicos e Paralímpicos devido ao surto de infecções domésticas por Covid-19, um sindicato de médicos hospitalares no Japão pede que o governo cancele os eventos em Tóquio.
O sindicato nacional de médicos do Japão afirma que os Jogos poderiam ser um evento superdispersor, pois atletas e oficiais de outras partes do mundo poderiam transportar variantes globais do vírus para Tóquio, levando a tipos resistentes à vacinação.
“Nós nos opomos com força à disputa dos Jogos de Tóquio em um momento em que as pessoas em todo o mundo lutam contra o novo coronavírus”, afirmam os médicos, que consideram “impossível disputar Jogos seguros durante a pandemia”.
O representante do sindicato Ueyama Naoto disse em uma coletiva de imprensa que, embora lamentasse pelos atletas olímpicos, “alguém deve agora falar sobre o cancelamento”.
O Japão enfrenta atualmente a quarta onda de infecções pelo vírus e diversas regiões, incluindo a capital, se encontram em estado de emergência. Os sistemas hospitalares estão novamente sob pressão e os médicos denunciam repetidamente a falta de funcionários para o atendimento dos pacientes.