A Uefa abriu processo contra o FC Barcelona, Real Madrid e Juventus. Segundo a entidade, o movimento é fruto de “uma possível violação da estrutura legal da Uefa” após promover uma competição alternativa à Champions League. No caso, a Superliga europeia.
A entidade confirmou que “as consequências serão reveladas no devido tempo”, ciente de que os três clubes podem preparar seus argumentos para apelar das possíveis sentenças. Como eles ainda insistem no torneio, pode ocorrer a expulsão por duas temporadas de todos os tipos de competições europeias.
A sanção dos três clubes restantes é o último obstáculo restante para o Uefa, que chegou a um acordo com os outros nove clubes envolvidos na fundação da Superliga. Arsenal, Milan, Chelsea, Atlético de Madrid, Inter de Milão, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham já se comprometeram com os torneios de clubes da Uefa, além de uma doação de € 15 milhões.
Caso surja outro projeto do tipo, a Uefa teria o poder de sancionar as equipes envolvidas com um pagamento de € 100 milhões após quebrar a Declaração de Compromisso do Clube.