Coluna

Atletas possuem noção sobre o poder de suas atitudes?

O episódio envolvendo Cristiano Ronaldo x Coca Cola antes da estreia da Seleção de Portugal na Euro Copa 2021 repercutiu mundialmente pela leve queda nas ações […]

Atletas possuem noção sobre o poder de suas atitudes?

17 de junho de 2021

3 minutos de Leitura

Fellipe Drommond
Fellipe Drommond
Sócio Diretor do Grupo TFW, CEO do Magnus Futsal e CMO da More Skills

O episódio envolvendo Cristiano Ronaldo x Coca Cola antes da estreia da Seleção de Portugal na Euro Copa 2021 repercutiu mundialmente pela leve queda nas ações bilionárias da marca mais consumida no mundo em 2020, segundo o relatório Brand Footprint realizado pela multinacional Kantar. Mas será que o craque português imaginou o impacto que uma atitude espontânea poderia causar?  

Não entrarei no mérito sobre a variação das ações, até porque não sou especialista em economia, mas tenho plena ciencia sobre o quão normal é empresas oscilarem seus valores diariamente no mercado financeiro por diversas razões. Coincidência ou não, após a atitude de CR7, houve um impacto de alto valor econômico nas ações da Coca-Cola e o fato nos remete a avaliarmos quão os atletas possuem ciência do tamanho da responsabilidade de suas atitudes.  

Recentemente os jogadores da Seleção Brasileira posicionaram-se contrários à realização da Copa América no Brasil, coincidência ou não, dias depois o presidente da CBF foi afastado do cargo. Trazendo ao mundo do futsal, em março de 2014, liderados por Falcão e o capitão Vinícius os jogadores da Seleção Brasileira de Futsal entraram em greve por discordarem do modelo de gestão e principalmente cobrarem uma posição sobre o endividamento da Confederação Brasileira de Futsal, a ação resultou na renúncia do então presidente Dr. Aécio de Borba três meses depois e culminou em um amplo processo de reestruturação da modalidade que vem colhendo hoje os frutos plantados.  

Um grande exemplo de consciência sobre a importância e influência dos seus posicionamentos é o fenômeno da NBA, Lebron James. O King tornou-se um ativista nos últimos anos defendendo causas sociais que vão desde a igualdade racial até a conscientização da importância do voto. Lewis Hamilton, piloto de Fórmula 1 e a tenista Naomi Osaka também são exemplos recentes no posicionamento contundente pela igualdade social e o fim do racismo.  

É comum escutarmos atletas e até mesmo empresários ou pessoas físicas afirmarem que ajudam muitas pessoas, mas não gostam ou não precisam expor o fato porque fazem de coração e não para ganhar visibilidade. De fato, ajudam e muita vezes ajudam muito! Porém, precisam entender que ao assumir a responsabilidade da exposição pública, divulgar uma ação positiva poderá influenciar centenas de milhares de pessoas mundialmente. Como diz um grande empresário e amigo responsável pela ONG Smile, #OEXEMPLOARRASTA .  

O mercado e os gestores esportivos precisam estar com o sinal de alerta ligado, porque os atletas influenciarão cada vez mais nas decisões de seus milhares de fãs e com uma população extremamente engajada digitalmente, causarão impactos imensuráveis econômicos e sociais. É preciso planejamento para preparar os protagonistas do jogo e antever todos os pontos sensíveis no momento de ativar um patrocínio.  

Compartilhe