Indústria

Brisbane deve ser sede dos Jogos Olímpicos de 2032

Entre os principais pontos do plano diretor do projeto olímpico e paralímpico estão a utilização de 84% dos locais existentes e temporários

Brisbane deve ser sede dos Jogos Olímpicos de 2032

14 de junho de 2021

2 minutos de Leitura

Brisbane, na Austrália, pode ser confirmada como a sede dos Jogos Olímpicos de 2032, após ter sido apresentada à fase final do processo de seleção pela diretoria executiva do Comitê Olímpico Internacional (COI). A decisão da diretoria executiva foi baseada em um relatório da futura Comissão Anfitriã, que fez uma análise detalhada do projeto de Brisbane 2032 nos últimos meses.

Segundo o site SportsPro, o COI pode anunciar a capital de Queensland como sede das Olimpíadas já no próximo mês. Antes do início das Olimpíadas de Tóquio 2020, em 23 de julho, os membros do COI votarão sobre a proposta na 138ª sessão do Conselho Diretor na capital japonesa, em 21 de julho.

“O esporte é visto por muitos governos em todo o mundo como essencial para o desenvolvimento a longo prazo de seus países e regiões. O projeto olímpico de Brisbane 2032 mostra como líderes que pensam no futuro reconhecem o poder do esporte como uma forma de alcançar legados duradouros para suas comunidades”, disse o presidente do COI, Thomas Bach

Entre os principais pontos do plano diretor do projeto olímpico e paralímpico de Brisbane 2032 estão a utilização de 84% dos locais existentes e temporários. Os locais restantes serão entregues com bastante antecedência e independentemente dos Jogos para atender às necessidades das áreas de rápido crescimento populacional. Os organizadores delinearam um compromisso com a sustentabilidade e com os Jogos centrados no clima e nos atletas, e se beneficiaram de um forte apoio dos três níveis de governo, da população australiana e do setor privado.

Em abril, a candidatura de Brisbane aos Jogos Olímpicos recebeu um apoio significativo depois que o governo federal australiano confirmou que dividiria os custos com o estado de Queensland. O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, garantiu que o governo arcaria com metade dos custos de Brisbane para sediar os Jogos Olímpicos de 2032, caso a cidade fosse confirmada como anfitriã.

Espera-se que a parte do governo federal no financiamento chegue aos bilhões, significativamente mais do que sua contribuição de US$116 milhões para os Jogos de Sydney 2000.

Compartilhe