Atletas

Centauro homenageia Aída dos Santos em nova campanha

A ex-atleta foi a única mulher da delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de 1964

Centauro homenageia Aída dos Santos em nova campanha

23 de junho de 2021

2 minutos de Leitura

Nos Jogos Olímpicos de 1964, em Tóquio, Aída dos Santos, do atletismo, foi a única mulher da delegação brasileira que disputou a competição. Especialista no salto em altura, ela foi ao Japão sem dinheiro, treinador e sem uniforme. Partindo deste mote a Centauro lançou uma ação em homenagem à ex-atleta, que está com 84 anos.

A marca convidou a estilista Carol Barreto, idealizadora do projeto ModAtivismo, que trabalha para unir moda e ativismos feministas e antirracistas, para criar e produzir peças inéditas do uniforme que deveria ter acompanhado Aída, inspiradas na trajetória da ex-atleta. A concepção, confecção e entrega do uniforme tiveram como objetivo valorizar os feitos e contar a história.

Aída foi convidada a receber o uniforme na pista de atletismo do Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro. O momento foi capturado e transformado em um filme de três minutos batizado de “O uniforme que nunca existiu”, criado pela agência TracyLocke, produzido pela Lady Bird e com locução da cantora e compositora Sandra de Sá.

“A herança que a Aída nos deixou precisa ser lembrada para sempre, com mais valor e reconhecimento. Sabemos que não podemos mudar os erros e atitudes do passado, mas devemos promover mudanças agora, daqui em diante. Homenagear Aída é um passo na tentativa de ressignificar um momento marcante, mas também muito triste de sua história e de tantas outras atletas. E a Centauro, como parte de um ecossistema que acredita no esporte como agente transformador de vidas, tem muita honra em poder homenageá-la com algo que, embora tão simples, seja tão significativo para todos os atletas”, disse Gustavo Milo, gerente executivo de marketing da varejista esportiva.

De acordo com a Centauro, foram produzidas 20 peças exclusivas, em edição limitada, que podem ser encontradas no site da Centauro. A receita gerada a partir das vendas será revertida para as 13 ONGs atendidas pelo “Centauro Transforma”, programa que tem o compromisso de apoiar organizações que fazem do esporte uma alavanca de inclusão educacional e social, em especial para jovens e crianças em situação de vulnerabilidade.

Compartilhe