Futebol

Maracanã embarca em tendência e lança NFT social

Em parceria com a Play For a Cause, produto tem arte digital de sete gols icônicos e troféu exclusivo com rede do estádio

17 jun, 2021

A Play For a Cause, Binance e o Maracanã lançam nesta quarta-feira (16) o “NFT Rede do Maracanã 70+”, ação inédita de ativos digitais visando o social no país e que faz parte da celebração do mais importante estádio de futebol do mundo. Os principais gols no estádio estão eternizados nos produtos, além de um troféu exclusivo com uma lembrança da rede usada nas balizas do campo. Cerca de 50% da receita líquida será doada para investimentos na educação de jovens e crianças de 40 instituições parceiras do projeto.

Sete gols memoráveis no Maracanã foram selecionados e transformados em arte exclusiva para a ação: o milésimo na carreira de Pelé, o último balançar de rede profissional de Zico, o pênalti cobrado por Neymar para o então inédito ouro olímpico, Romário driblando o goleiro uruguaio para classificar o Brasil rumo ao tetracampeonato mundial, Renato Gaúcho e seu toque de barriga em 1995, Mario Götze com seu chute de canhota na final da Copa do Mundo de 2014 e Alcides Ghiggia silenciando o país em 1950.

Além da arte digital, o proprietário do ativo receberá ainda uma lembrança muito especial para celebrar a conquista: um troféu exclusivo com parte da rede usada nas balizas do Maracanã ao longo do último ano. O balançar do entrelaçado, momento que sempre foi seguido pelo barulho ensurdecedor da torcida, vive momentos inusitados com os portões fechados para o público em virtude da pandemia de Covid-19. Assim, a rede dos gols ganha um valor ainda mais especial, já que apenas os jogadores e comissões técnicas puderam testemunhar ao vivo os gols da temporada.

“O Maracanã é feito de concreto, histórias e emoções. E, aos 71 anos de idade, está mais moderno do que nunca, sempre com um olhar aguçado para o mundo digital. A parceria com a Play For a Cause, além de proporcionar a maior iniciativa de ativos digitais já criada no país, terá parte de sua receita líquida destinada ao social. Motivo de orgulho para todos que fazem parte do dia a dia do Maracanã”, disseo CEO do estádio, Severiano Braga.

“Estamos muito felizes em escrever essa história junto com o Maracanã, posicionando-o na vanguarda global. Utilizamos uma tecnologia para viabilizar a transmissão de dados de forma segura, rápida e eficaz, com certificação. O NFT oferecido na ação é uma obra de arte, presente no imaginário de milhões de pessoas pelo mundo, seja fanático por futebol ou não. São momentos inesquecíveis para torcedores de muitas nações”, acrescentou o head de inovação e novos negócios da Play For a Cause, Diego Quintanilha.

“É um verdadeiro gol de placa contar com essa coleção do Maracanã no Binance NFT Marketplace. São joias raras da história, que os amantes do futebol poderão eternizar em forma de NFT, de inovação tecnológica, e ainda ajudar ao próximo. Estamos honrados de firmarmos essa parceria com a Play for a Cause”, finalizou Ricardo Da Ros, diretor da Binance no Brasil.

O “NFT Rede do Maracanã 70+” é um produto seriado com 100 unidades, disponível no novo marketplace da Binance, maior corretora de cripto-ativos do mundo, a partir de julho, com vendas em leilões na plataforma. O primeiro item da série ficará exposto no museu do Maracanã, e os compradores terão a oportunidade de adquirir um produto idêntico ao do acervo do estádio.