Futebol

Vasco lança camisa e histórico manifesto contra a homofobia

Clube ratificou o seu posicionamento na luta pelas causas sociais e contra o preconceito

Vasco lança camisa e histórico manifesto contra a homofobia

28 de junho de 2021

3 minutos de Leitura

Enquanto clubes evitam utilizar número 24, cor rosa e promover a bandeira com as cores do arco-íris, o Vasco da Gama ratificou o seu posicionamento na luta pelas causas sociais e contra o preconceito.

Como parte de suas ações pelo mês do Orgulho LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexual e +), cujo dia oficial é comemorado nesta segunda feira (28), o clube lançou um novo uniforme em homenagem ao movimento LGBTQIA+. O time, inclusive, foi a campo diante do Brusque, em São Januário, vestindo a nova camisa, e as bandeirinhas de escanteio também foram personalizadas para a ocasião. Os uniformes serão leiloados na plataforma Play For a Cause, e o valor arrecadado também será destinado à mesma instituição.

Em menos de 1h, a loja oficial do clube já não tinha mais em estoque o modelo, que custa R$ 239,90 na versão feminina e R$ 269,90 na masculina.

No início de domingo (27), as sociais de São Januário surgiram vestidas por um mosaico exibindo a palavra “Respeito”, acompanhado pela bandeira símbolo da causa LGBTQIA+.

Antes disso, o Vasco levou seu posicionamento para os ingressos simbólicos que tem vendido. Os vascaínos que adquiriram as entradas virtuais receberam um ingresso com as cores do arco-íris.

O clube ainda divulgou um manifesto e publicou mosaico formado na social de São Januário exibindo a palavra respeito junto às cores do arco-íris.

Abaixo, o manifesto completo:

“Movimento contra a homofobia e transfobia no esporte brasileiro

O mundo dos esportes não é um espaço que aceite as mudanças com facilidade e leveza. Pudera: o esporte é um reflexo da sociedade que o rodeia e, portanto, reproduz seus estereótipos e práticas, seus valores e preconceitos. Reproduz, enfim, sua inércia.

Mesmo assim, a sociedade muda. E, como reflexo da sociedade em transformação, o futebol também não se mantem imune às suas mudanças. Mas o esporte tem o dever de ir além: o futebol, particularmente, é uma inspiração comum a diversas gerações e deve fazer parte das transformações sociais, rumo a uma sociedade melhor e mais justa.

A homofobia e a transfobia são alguns dos mais graves problemas do nosso tempo e o esporte ainda é, infelizmente, um de seus espaços de mais forte reprodução. O Vasco da Gama assume para si a responsabilidade de se posicionar diante do tema, sem defender aquilo que é cômodo, mas sim aquilo que é correto. O clube será um parceiro daqueles que lutam contra o preconceito relacionado à orientação sexual ou à identidade de gênero de quem quer que seja.

Estamos conscientes de que uma parte das mudanças acontece dentro de nossos próprios muros. Mas estamos dispostos a nos engajar na construção de um Vasco melhor, que reflita o mundo que queremos ver para o futuro próximo: com respeito e dignidade, independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero.

Ser parte da mudança – e não do problema – não é simples, já que exige uma mudança de nós mesmos. O Vasco convida clubes, atletas, torcedores, dirigentes, federações e sociedade para um compromisso conjunto de debate acerca da homofobia e da transfobia.

O Vasco de 1923 não aceitou o racismo, naturalizado no século anterior. O Vasco do século XXI se nega a aceitar a homofobia e a transfobia que marcaram o século XX”.

Compartilhe