Patrocínio

Regra muda e atletas universitários dos EUA poderão ter patrocínio

Nas regras anteriores, nenhum atleta-estudante poderia rentabilizar dentro do esporte a partir de um endosso

Regra muda e atletas universitários dos EUA poderão ter patrocínio

01 de julho de 2021

2 minutos de Leitura

A National Collegiate Athletic Association (NCAA) permitirá que quase meio milhão de estudantes, que praticam esportes, possam explorar suas imagens sem prejudicar sua elegibilidade ou violar as regras do esporte amador.

Nas regras anteriores, nenhum atleta-estudante poderia rentabilizar dentro do esporte a partir de um patrocínio. A única forma era por meio de bolsas escolares e moradia nas universidades. Com esta decisão, cerca de 460 mil atletas poderão receber renda com patrocínios, promoções e aparições em eventos, uma medida que se aplicará a todas as três divisões de esportes universitários.

“Esse é um dia importante para atletas universitários, que agora poderão se aproveitar de oportunidades de patrocínio. Com uma variedade de leis estaduais adotadas ao redor do país, continuaremos trabalhando com o congresso para desenvolver uma solução que esclareça as regras em nível nacional. O ambiente atual, legal e legislativo, não nos permite adotar uma solução permanente e com o nível de detalhes que atletas universitários merecem”, disse Mark Emmert, presidente da NCAA.

Além disso, a NCAA permitirá que os atletas assinem acordos com agentes. Em qualquer caso, eles esperam que os atletas mantenham uma comunicação fluida com as universidades e os informem sobre quaisquer contratos que assinem, já que as universidades são responsáveis por “determinar se tais atividades estão em conformidade com as leis estaduais”.

No final de março, a Suprema Corte decidiu contra a regra da NCAA que proíbe os ganhos dos atletas universitários com base em seu nome. O processo de mudança legislativa estagnou, e agora a entidade trabalha para impulsionar uma lei federal que regulamente a situação “para proporcionar clareza a nível nacional”.

Compartilhe