Indústria

Brisbane será sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2032

Será a terceira cidade diferente da Austrália a receber uma edição do evento

Brisbane será sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2032

21 de julho de 2021

2 minutos de Leitura

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que Brisbane, na Austrália, será sede dos Jogos Olímpicos de 2032. A escolha pela capital do estado de Queensland já era esperada nos últimos meses pelo fato de ser a única postulante desde março.

Dessa vez, não foi aberto um sistema em que as cidades se candidatavam para receber o evento, como foi com Rio de Janeiro (2016) e Tóquio (2020). Para 2032, o COI abriu um diálogo com as cidades que pudessem apresentar uma candidatura viável para sediar os Jogos, e Brisbane foi a única a comprovar ter condições para isso.

Na votação realizada pelo COI em Tóquio, foram 72 dos 77 votos válidos a favor. Com a decisão, Brisbane será a terceira cidade diferente da Austrália a receber uma edição de Jogos Olímpicos. As outras duas vezes em que o país da Oceania reuniu a nata do esporte mundial foi em Melbourne 1956 e Sydney 2000. Brisbane terá exatos 11 anos para se preparar para o evento, que ainda passará por Paris 2024 e Los Angeles 2028 antes de chegar em terras australianas mais uma vez.

“Incentivamos projetos de Jogos Olímpicos que sejam sustentáveis e economicamente responsáveis, que proporcionem a melhor experiência possível nos Jogos para atletas e torcedores, e que deixem legados sólidos para as comunidades locais. A visão e o plano dos Jogos de Brisbane 2032 se encaixam nas estratégias regionais e nacionais de longo prazo para o desenvolvimento social e econômico em Queensland e na Austrália, e complementam as metas do Movimento Olímpico delineadas na Agenda Olímpica 2020 e 2020+5, ao mesmo tempo em que se concentra em proporcionar eventos memoráveis experiências esportivas para atletas e fãs”, disse Thomas Bach, presidente do COI.

“O que realmente empolga os australianos é a oportunidade para nossos filhos de praticar esportes e, claro, de mostrar nosso lindo país. Os fãs podem esperar experiências esportivas imbatíveis em 37 locais de classe mundial, em um cenário de praias icônicas, interior rural de tirar o fôlego e cidades emocionantes ricas em cultura e entretenimento”, destacou o comunicado oficial divulgado pelo comitê australiano.

O evento ocorrerá de 23 de julho a 8 de agosto de 2032. Até lá, a Austrália receberá a Copa do Mundo Feminina de Basquete (2022), o Campeonato Mundial de Ciclismo (2022) e a Copa do Mundo Feminina de Futebol (2023).

Compartilhe