Indústria

Catalunha formaliza intenção de receber Jogos Olímpicos de Inverno

Com um novo governo regional, o presidente da Generalitat enviou uma carta ao Comitê Olímpico Internacional

Catalunha formaliza intenção de receber Jogos Olímpicos de Inverno

16 de julho de 2021

2 minutos de Leitura

A Catalunha deseja ser sede de uma edição dos Jogos Olímpicos de Inverno. Com um novo governo regional, o presidente da Generalitat, Pere Aragonès, enviou uma carta formal ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para iniciar as negociações visando um futuro planejamento da candidatura olímpica Pirineus-Barcelona 2030.

“É uma oportunidade de ir de mãos dadas com o consenso social e territorial que deve permitir o desenvolvimento dos compromissos da Agenda das Nações Unidas para 2030”, explicou Aragonès, dias depois que o Parlamento aprovou avançar com a candidatura olímpica.

A associação patronal catalã, Foment del Treball, e a Unió de Federacions Esportives de Catalunya (Ufec) receberam a notícia com entusiasmo. Agora, as duas organizações estão pedindo o apoio da prefeitura de Barcelona para “fortalecer o consenso de todas as administrações: o Estado, a Generalitat de Catalunya e a cidade, que deve liderar este evento esportivo”.

Gerard Esteva, presidente da Ufec, garantiu que “estamos prontos para começar a trabalhar porque o mundo do esporte vem lutando por este projeto há muito tempo, que será econômica, ecológica e socialmente sustentável”.

David Tornos, secretário geral da Foment del Treball, disse que a candidatura de Barcelona aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2030 “é um projeto com a capacidade de unir esforços, mobilizar esperanças e energias, e continuar com os projetos transformadores de Barcelona, que é reconhecida em todo o mundo pelos valores que representa em termos de Olimpismo”.

Compartilhe