Futebol

Federação Espanhola propõe mudança no formato da LaLiga

A Rfef quer que a entidade renove seu modelo de competição para se aproximar dos jovens e gerar mais renda

Federação Espanhola propõe mudança no formato da LaLiga

14 de julho de 2021

2 minutos de Leitura

O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (Rfef), Luis Rubiales, deseja uma mudança no formato da LaLiga.

“Nos próximos dias, vou convidar Javier Tebas para conversarmos e tentar mudar o formato da liga atual. Esperamos que eles queiram sentar-se conosco e propor mudanças, tais como ter jogos em estádios neutros, ou menos dias de partidas para ser mais emocionante”, explicou o mandatário para a agência Europa Press. Ele acredita que “menos dias de jogo gerariam mais receita”.

“Temos que propor que haja menos dias, que haja mais espetáculo”, reiterou Rubiales, defendendo que “temos que inventar e captar a atenção dos mais jovens com entusiasmo”, mas “se mudarmos o formato, temos que fazer isso por unanimidade, e vamos propor que haja locais neutros nos jogos da liga”.

A Rfef quer que a LaLiga renove seu formato para se aproximar dos jovens e gerar mais renda. Além disso, abre a porta para ter duelos em Miami, opção essa que não seria viável agora, já que todos jogam em casa e fora, e isso distorceria a competição. A alternativa poderia ser diferente no caso de uma mudança de formato.

A LaLiga reagiu à proposta de Rubiales afirmando em uma declaração que “não considerará mudar o formato da competição em nenhuma de suas categorias”, pois o modelo atual “tem sido um sucesso nos últimos anos”.

A associação patronal do futebol espanhol destacou o “aumento dos espectadores nos estádios em mais de 20%”, o crescimento exponencial dos direitos audiovisuais nacionais e internacionais, e a estabilidade econômica para a qual é “a única competição das principais ligas com um resultado líquido positivo na primeira temporada jogada em meio à pandemia de Covid-19”.

“Seria irresponsável modificar o formato atual”, disse a LaLiga, para quem “isso também geraria incerteza para outros esportes e para o futebol não profissional, para o qual a LaLiga contribui com € 125 milhões por temporada”.

Compartilhe