Indústria

NBA anuncia Barack Obama como parceiro estratégico para África

O NBA África conta com a participação de diversos jogadores africanos da liga

NBA anuncia Barack Obama como parceiro estratégico para África

28 de julho de 2021

2 minutos de Leitura

Barack Obama foi nomeado parceiro estratégico da NBA na África. O ex-presidente dos EUA ajudará a promover os esforços de responsabilidade social da liga em todo o continente, incluindo programas e parcerias que incentivem maior igualdade de gênero e inclusão econômica.

Obama ainda terá uma participação acionária minoritária no novo empreendimento. Segundo ele, o dinheiro será utilizado para financiar programas de juventude e liderança da Fundação Obama em toda a África.

A notícia chega após a NBA anunciar a criação da NBA África em maio, que agora conduz os negócios da liga no continente. Entre os investidores na NBA África estão a holding de investimentos Helios Fairfax Partners e Babatunde Folawiyo, presidente e executivo-chefe do grupo industrial baseado na Nigéria Yinka Folawiyo Group. Eles se juntaram a um grupo formado por ex-jogadores da NBA, como Junior Bridgeman, Luol Deng, Grant Hill, Dikembe Mutombo e Joakim Noah.

“A NBA sempre foi um grande embaixador dos Estados Unidos, usando o jogo para criar conexões mais profundas ao redor do mundo, e na África, o basquete tem o poder de promover oportunidades, bem-estar, igualdade e autonomia em todo o continente. Ao investir nas comunidades, promover a igualdade de gênero e cultivar o amor pelo jogo de basquete, acredito que a NBA África pode fazer a diferença para muitos jovens da África. Estou impressionado com o compromisso da liga com o continente, incluindo a liderança demonstrada por tantos jogadores africanos que querem retribuir aos seus próprios países e comunidades. É por isso que estou orgulhoso de me juntar à equipe da NBA África e espero uma parceria que beneficie a juventude de tantos países”, destacou Obama.

“Estamos honrados que o presidente Obama se tornou um parceiro estratégico na NBA África e apoiará nossos esforços abrangentes para fazer crescer o jogo de basquete no continente. Além de seu amor bem documentado pelo basquete, o presidente Obama acredita firmemente no potencial da África e nas enormes oportunidades de crescimento que existem por meio do esporte. A NBA África se beneficiará enormemente com seu envolvimento”, acrescentou Adam Silver, comissário da NBA.

A chegada de Obama segue a conclusão da temporada inaugural da Basketball Africa League (BAL), uma joint venture entre a NBA e a Federação Internacional de Basquete (Fiba).

Compartilhe