Indústria

Palmeiras cresce no TikTok e se destaca na produção de vídeos online para torcedores

O grupo Ibope Repucom divulgou, no início de julho, a audiência nas redes sociais dos principais clubes brasileiros. Um dos grandes destaques foi o Palmeiras, que atingiu […]

Palmeiras cresce no TikTok e se destaca na produção de vídeos online para torcedores

14 de julho de 2021

4 minutos de Leitura

O grupo Ibope Repucom divulgou, no início de julho, a audiência nas redes sociais dos principais clubes brasileiros. Um dos grandes destaques foi o Palmeiras, que atingiu a marca de 1 milhão e 100 mil seguidores no TikTok. A equipe alviverde tem investido na produção de conteúdo em formato de vídeo para essas mídias, e o resultado até agora é positivo. Esse número deixa o alviverde empatado com o rival Corinthians na plataforma chinesa, apesar da desvantagem na soma de todas as outras redes. 

Atualmente, o Palmeiras conta com quase 14 milhões de seguidores na totalidade das redes sociais. A mais popular ainda é o Facebook, com 4 milhões e 629 mil torcedores virtuais. Porém, o maior destaque nos dados de julho foi para o TikTok. A rede social mais recente, e que ganhou espaço no Brasil em 2019, representou 61% do crescimento do Verdão no mês passado. Ou seja, o setor de marketing tem apostado alto na produção de vídeos online para os torcedores. 

Isso faz com que o Corinthians e o Palmeiras estejam empatados na vice-liderança, se olharmos apenas para o TikTok. O Flamengo continua líder absoluto, com quase 3 milhões de seguidores na plataforma. Além disso, a equipe carioca também ampliou a liderança na soma de todas as redes sociais. São mais de 40 milhões de rubro-negros virtuais que acompanham as notícias, os bastidores e tudo que o marketing flamenguista publica nessas mídias mais interativas. 

O canal do YouTube é outra rede que merece destaque nos números do alviverde paulista. Com 1 milhão e 590 mil seguidores, a equipe tem apenas o Flamengo com mais audiência. Essa é a maior prova que as mídias voltadas para vídeos são o grande foco do time. A ideia é bastante simples: conseguir ainda mais alcance com isso, e chamar a atenção de novos patrocinadores interessados em conteúdos digitais. 

Vídeo online é tendência na internet 

Segundo reportagem divulgada pela Agência Brasil, o consumo de vídeos na internet saltou mais de 140% nos últimos cinco anos. A quantidade de conteúdos novos publicados diariamente faz com que os vídeos ganhem espaço de outras publicações, como os posts com fotos ou apenas com textos. É uma questão de tempo para que o formato seja líder com folga no número de interações dos usuários. 

Essa abundância de postagens em vídeos é explicada pela facilidade em criar conteúdos assim. Por exemplo, a empresa InVideo desenvolveu um software gratuito para a criação de convites digitais em formato de vídeo. A ideia é oferecer diferentes modelos que se enquadrem em temas variados, inclusive de futebol. O site oficial da plataforma afirma que são mais de 4000 templates personalizáveis, além de uma biblioteca com 10 milhões de imagens, músicas e vídeos. 

Todas essas ferramentas facilitam os criadores de conteúdo, que não precisam ser profissionais do cinema para criarem bons vídeos. Os convites em formato de vídeo são uma tendência para toda categoria de festa, inclusive já foram usados por alguns clubes durante o aniversário da instituição. Isso mostra que os conteúdos neste formato não são apenas vídeos postados no YouTube. 

O Palmeiras tem usado de todas essas ferramentas para crescer online, e com um foco total nos vídeos. Uma ideia inteligente, e que segue a tendência do mundo digital. Com o crescimento do TikTok, e as adaptações feitas recentemente pelo Instagram e pelo Twitter, é de se esperar que os vídeos dominem as redes sociais. Isso garante uma vantagem interessante ao Verdão, que decidiu apostar nisso antes de boa parte das outras equipes. 

Compartilhe