O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, solicitou ao primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, que o país libere a presença de torcida nos Jogos Olímpicos de Tóquio caso a pandemia melhore. A informação é da agência de notícias local Kyodo News.
O Japão vetou a participação do público na maior parte dos eventos das Olimpíadas na última semana, diante do aumento de casos de coronavírus no país. Tóquio entrou em seu quarto estado de emergência na última segunda-feira. O Governo de Tóquio reportou 1.308 novos casos de Covid-19 nesta quinta-feira (15). O número é o maior desde o dia 21 de janeiro. A oito dias do início das Olimpíadas, a capital japonesa registra mais de mil casos pelo segundo dia seguido.
Já nesta manhã, Bach afirmou que o risco de um surto de Covid-19 a partir dos credenciados para os Jogos de Tóquio é “zero”. O dirigente está no Japão desde a semana passada para reuniões e acertos finais antes do megaevento, cuja cerimônia de abertura será realizada no dia 23 no Estádio Olímpico local.
“O risco para os moradores da Vila Olímpica e o risco para o povo japonês é zero”, disse Bach após encontro com a governadora Yuriko Koike.