Futebol

Torino lança camisa verde em homenagem à Chapecoense

Equipes são unidas por graves acidentes aéreos em suas histórias

23 jul, 2021

O Torino lançou uma camisa verde em homenagem à Chapecoense. O uniforme será utilizado pelos goleiros da equipe italiana na temporada 2021/2022. A novidade remete a uma triste semelhança entre ambos: os dois clubes são ligados por tragédias aéreas em suas histórias.

O desastre com o time italiano ocorreu no dia 4 de maio de 1949. Prejudicado por um forte nevoeiro, o avião que retornava com a delegação de uma partida em Lisboa contra o Benfica chocou-se com o campanário da conhecida Basílica de Superga em Turim. Todos os 42 integrantes morreram na hora, incluindo o elenco da equipe italiana. Já com a Chape, em 2016, o avião que transportava a delegação do clube para a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional fez um pouso forçado na região de Antióquia, na Colômbia. Foram 71 mortos e seis sobreviventes. O então zagueiro Neto, o lateral Alan Ruschel e o goleiro Follmann sobreviveram.

Esta não foi a primeira vez que o Torino homenageou a Chapecoense. Em 2017, a equipe também utilizou uniforme verde em empate com o Atalanta. Foram produzidas 1.5 mil unidades da camisa, e parte da renda arrecadada com as vendas foram repassadas às famílias das vítimas da tragédia da Chape. Em 2018, as equipes se enfrentaram em um amistoso no estádio Olímpico Grande Torino, em Turim.

“Unidos pelo destino! O TorinoFC lançou, nesta sexta-feira (23), uma camisa em homenagem à Chape e à amizade entre as duas equipes. O manto será utilizado pelos goleiros da equipe italiana temporada 2021/2022. Chape e Torino compartilham uma história de resiliência, com laços fortalecidos pela coragem de seguir em frente após o momento mais desafiador das suas trajetórias. Per sempre amici! Grazie, Toro!”, escreveu o perfil oficial do clube catarinense.

Em comum, clubes foram vítimas de tragédias aéreas