Indústria

Torneios europeus fazem sucesso com o público brasileiro e elevam audiência na TV

A final da Euro 2020 foi marcante para os torcedores italianos, principalmente após a conquista do título, nos pênaltis, contra a Inglaterra. Entretanto, não é […]

Torneios europeus fazem sucesso com o público brasileiro e elevam audiência na TV

15 de julho de 2021

4 minutos de Leitura

A final da Euro 2020 foi marcante para os torcedores italianos, principalmente após a conquista do título, nos pênaltis, contra a Inglaterra. Entretanto, não é apenas a Itália que conta com motivos para comemorar com o desfecho da competição. Como falamos recentemente, a audiência da Rede Globo durante a decisão foi excelente e bateu recordes. Foi mais uma prova do interesse que os brasileiros têm com o futebol europeu. Desde a temporada 2019, a audiência de diferentes competições só aumentou por aqui.

No ano passado, por exemplo, a ESPN Brasil conseguiu um resultado excelente com a partida entre Real Madrid e Eibar, pela La Liga. O canal esportivo somou 1,1 ponto de média, além de 1,5 ponto de pico, apenas em São Paulo, e liderou a disputa na TV paga. Um índice que fez a emissora desbancar canais como a Megapix e a GloboNews, que costumam liderar todos os números durante o ano. Ou seja, um sucesso inegável do futebol espanhol com os torcedores brasileiros.

O curioso é que o interesse não é apenas nas grandes equipes, como o Real Madrid e o Barcelona, mas no campeonato em si. Uma prova disso é que, ainda durante 2020, a ESPN voltou a liderar o ranking de audiência na TV paga com o jogo entre Sevilla e Real Bétis. Porém, o sucesso não é apenas do futebol espanhol. A Fox Sports tem conseguido registar bons números de audiência, chegando a ficar entre os três canais mais assistidos, com algumas partidas do Campeonato Alemão. Novamente é o efeito do futebol europeu com a audiência brasileira.

Um dos motivos dessa grande audiência é a presença de muitos jogadores de qualidade nas partidas, um pensamento que é generalizado entre os brasileiros, inclusive os atletas profissionais. Em entrevista para o blog da Betway, o zagueiro Rodrigo Ely conta que é uma honra atuar no Deportivo Alavés e disputar partidas contra o argentino Lionel Messi. O jogador de 27 anos atua no futebol europeu desde os 17, e nunca se arrependeu da mudança.

Mais dinheiro e mais qualidade

É injusto comparar o nível do Campeonato Brasileiro com os torneios europeus, pois os investimentos estão em níveis diferentes. No ano passado, por exemplo, a premiação oferecida pela UEFA na Liga dos Campeões da Europa foi de quase US$ 450 milhões. Enquanto isso, a Copa Libertadores da América ofereceu menos que a metade disso. O Palmeiras, segundo reportagem do site Onefootball, ficou com apenas US$ 15 milhões pelo título conquistado.

Essa diferença financeira faz com que mais jogadores tenham interesse em atuar no futebol europeu, até mesmo os brasileiros. É o caso que citamos de Rodrigo Ely, como mostra reportagem do site de soccer bets Betway, que deixou a base do Grêmio para tentar a sorte no futebol italiano. O zagueiro teve a oportunidade de dividir espaço com grandes craques, como David Beckham e Zlatan Ibrahimovic, com menos de 20 anos. É apenas uma mostra de como os torneios por lá chamam mais atenção de todo mundo.

Audiência na Euro 2020

O título continental da Itália também foi acompanhado por muitos brasileiros, como mostramos em reportagem no final da competição. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Rede Globo registrou excelentes índices de audiência e liderou com folga a disputa com outros canais de TV aberta. Isso se repetiu com a SporTV, que também transmitiu a partida entre Itália e Inglaterra, e liderou os números entre as TVs pagas.

Falar no sucesso do futebol entre os brasileiros é repetir algo que todos sabem. Porém, esse crescimento de audiência no futebol europeu mostra uma mudança de comportamento. Os torcedores estão começando a dividir as atenções entre os clubes nacionais e estrangeiros, pois de um lado está a emoção e do outro a qualidade de grandes elencos europeus.

Compartilhe