Futebol

Ajax lança uniforme com inspiração em Bob Marley; entenda a relação

Clube divulga camisa com referências à música "Three little birds", que costuma ser entoada pela torcida nas arquibancadas

Ajax lança uniforme com inspiração em Bob Marley; entenda a relação

20 de agosto de 2021

3 minutos de Leitura

Por ocasião dos 40 anos da morte de Bob Marley, o Ajax resolveu homenagear o músico em sua nova terceira camisa para a temporada 2021/2022. O uniforme é predominantemente preto, mas carrega detalhes em verde, amarelo e vermelho em alusão ao movimento Rastafari. A camisa tem inspiração em um dos mais conhecidos hits do artista jamaicano: “Three Little Birds” (“Três passarinhos”). Por conta da canção, a camisa também terá a presença de três aves na parte interna, além das três letras X, que pertencem à bandeira da cidade de Amsterdam.

As tradicionais listras que percorrem a região dos ombros também reúnem as cores verde, amarelo e vermelho, que representam o estilo musical adotado por Marley. O escudo e os logotipos referentes à fornecedora e ao principal patrocinador foram estampados em vermelho. A numeração dos atletas, por outro lado, será amarela. Nos calções e nos meiões, predomina o tom preto com listras nas cores do ritmo em questão.

“O kit é uma homenagem aos fãs do Ajax e um amor compartilhado pela lenda do reggae Bob Marley e sua música icônica Three Little Birds”, disse o clube em comunicado.

Sobre a relação do Ajax com o cantor, tudo começou em 2008, com uma visita do time holandês ao campo do Cardiff City, no País de Gales, para um amistoso de pré-temporada. Ao fim da partida, que terminou empatada em 0 a 0, foi solicitado que os torcedores holandeses não deixassem o local. Coube a Ali Yassine, ex-locutor do Cardiff City Stadium, manter os visitantes animados enquanto esperavam.

“No fim do jogo, a segurança decidiu manter os torcedores do Ajax no estádio e me pediram para tocar alguma música. Eu comecei com Bob Marley. Eles começaram a dançar, bater palmas e cantar junto. Quando eu fui embora do estádio pensei: ‘Uau'”, relembrou Yassine em entrevista ao site Bleacher Report.

Desta maneira, os torcedores do Ajax decidiram adotar a ideia. A música de Bob Marley só ficou marcada como uma tradição da torcida em 2012, quando o Ajax visitou o Manchester United pela Europa League. Ela tocou nas arquibancadas do Old Trafford e as imagens viralizaram. Desde então, “Three Little Birds” é entoada em todas as partidas.

“Estou profundamente comovida que o Ajax tenha adotado Three Little Birds como sua própria música. Histórias como essa tocam meu coração e mostram como canções poderosas como Three Little Birds podem ser. O futebol era tudo para o meu pai. Para usar suas palavras: futebol é liberdade “, disse Cedella Marley, filha de Bob Marley, ao site oficial do Ajax.

Outra passagem aconteceu em 2018. Ky-Mani Marley, um dos filhos do cantor, esteve no gramado do estádio do Ajax em uma partida pela Champions League e cantou junto com os ‘Ultras’, torcida organizada holandesa.

Compartilhe