Futebol

Após uso de uniforme da Nike no pódio, COB diz que vai à justiça contra CBF

Por contrato, todos os medalhistas devem obrigatoriamente utilizar o material fornecido pela chinesa Peak

Após uso de uniforme da Nike no pódio, COB diz que vai à justiça contra CBF

08 de agosto de 2021

2 minutos de Leitura

Após a seleção brasileira de futebol subir ao pódio com o agasalho do uniforme oficial do time Brasil amarrado na cintura, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) afirmou que tomará as medidas judiciais cabíveis contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O uso do uniforme completo nas cerimônias de premiação era uma obrigação contratual do COB com a patrocinadora, a empresa chinesa Peak Sports, que forneceu os uniformes para o Time Brasil.

PEAK Sport, companhia de origem chinesa que fornece os uniformes da delegação brasileira nas Olimpíadas e Paralímpiadas de Tóquio, assumiu o lugar que foi da Nike nos Jogos de Londres 2012 e Rio 2016. Pelo acordo, os atletas devem vestir obrigatoriamente peças da marca durante viagens, pódios e cerimônias oficiais. Fora de cerimônias, as confederações têm liberdade para vestir competidores com fornecedores individuais durante os jogos e disputas. O vôlei, por exemplo, vestiu peças da Asics nos jogos pelo patrocínio da marca a Confederação Brasileira de Vôlei. 

Ocorre que a Seleção Brasileira, que utiliza peças da Nike por conta do acordo de patrocínio da marca com a CBF, foi receber a medalha de ouro com a camisa de jogo, não com o agasalho da Peak. O mesmo estava amarrado na cintura de cada jogador.

Para a delegação brasileira presente na capital japonesa, foram produzidas 39 mil peças, entre calças, bermudas, agasalhos, camisas, tops, bonés, bolsas e calçados. Além do Brasil, a Peak é também patrocinadora dos Comitês Olímpicos da Eslovênia, Islândia, Nova Zelândia, Romênia e Ucrânia também assinaram contratos com a empresa chinesa.

Leia a íntegra da nota emitida pelo COB

O Comitê Olímpico do Brasil repudia a atitude da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e dos jogadores da seleção de futebol durante a cerimônia de premiação do torneio masculino.

No momento, as energias do Comitê estão totalmente voltadas para a manutenção dos trabalhos que resultaram na melhor participação brasileira na História das Olimpíadas.

Por este motivo, apenas após o encerramento dos Jogos o COB tornará públicas as medidas que serão tomadas para preservar os direitos do Movimento Olímpico, dos demais atletas e dos nossos patrocinadores.

Compartilhe