A Americup 2022, maior evento de seleções de basquete das Américas, será disputada no Brasil. A confirmação da Federação Internacional de Basquete (FIBA) aconteceu nesta terça-feira (10) dias após o fim da Olimpíada de Tóquio. O torneio está marcado para setembro do ano que vem e a vinda da competição para o país é uma parceria entre a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e a holding de marketing esportivo de Daniel Alves.
O lateral-direito do São Paulo é um dos sócios que vão bancar a viabilização do projeto junto com a CBB. A última vez que o país recebeu o torneio foi em 1984. O projeto entregue à Fiba prevê a realização do torneio em quatro cidades-sedes e a participação de 12 seleções. As sedes serão anunciadas futuramente.
“Estou muito feliz com a vinda da Americup para o Brasil. Gosto do esporte e do basquete, e precisamos apoiar iniciativas como essa. Estaremos com os melhores profissionais à frente desse projeto, acredito que seja um grande passo para que o basquete brasileiro esteja nos Jogos Olímpicos de Paris 2024”, disse Daniel Alves.
“Receber a Americup no Brasil após tanto tempo, e com seleções fortes e tradicionais como Argentina, Estados Unidos e Canadá, é uma oportunidade única. É a chance de termos jogos de alto nível, de movimentar a modalidade e os fãs no país e de reforçar nosso trabalho no ciclo de Paris 2024, quando vamos buscar novamente a vaga olímpica. O basquete brasileiro tem uma história vencedora e sabemos da nossa responsabilidade no resgate disso”, acrescentou o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.
“É uma honra e um privilégio voltar ao Brasil para a AmeriCup 2022. FIBA e CBB trabalharam juntos por um longo período e agora temos um projeto estruturado e inspirador para levar o evento ao Brasil em setembro do ano que vem”, finalizou Carlos Alves, diretor executivo da FIBA Américas.
As 12 seleções que estarão no torneio foram definidas pelas eliminatórias que se encerraram no último mês de fevereiro. Além do Brasil, estarão na disputa Argentina, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Ilhas Virgens, México, Panamá, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.