Indústria

Estudo aponta aumento do interesse de jovens pela Fórmula 1

Redes sociais, e-Sports e Netflix impulsionam o interesse dos adolescentes

Estudo aponta aumento do interesse de jovens pela Fórmula 1

25 de agosto de 2021

3 minutos de Leitura

A Liberty Media assumiu a gestão da Fórmula 1 no final de 2016 e, de imediato, prometeu atrair uma nova geração de fãs que nunca figurou na lista de prioridade das antigas gestões. E a estratégia se mostra certeira a cada dia.

No início, a empresa decidiu investir na geração de conteúdo para as redes sociais, inclusive criando perfis em plataformas que até então eram inimagináveis que ela estaria. Depois, voltou suas atenções para os eSports, realizando Grandes Prêmios Virtuais para envolver os fãs quando o campeonato paralisou por conta da pandemia de Covid-19.

Agora, um estudo da empresa The Insights Family, especializada em inteligência de mercado, mostrou que estes movimentos surtiram evento. Ele revelou que o número de crianças que são fãs de Fórmula 1 cresceu 17% nos principais mercados europeus. De acordo com a pesquisa, são cerca de 2,85 milhões de crianças a mais se interessando pela categoria, o que elevou a base de fãs juvenis da F1 para 20.1 milhões de crianças.

O estudo fez uma combinação de pesquisas qualitativas e quantitativas nas redes sociais de sete mercados, com um tamanho total de amostra de 162.774 crianças com idades entre 12 e 18 anos. O objetivo foi entender como é o “fã do futuro” e mostrou que os jovens estão consumindo conteúdo principalmente no Instagram e no TikTok, ao invés do Twitter ou Facebook. Além disso, o YouTube também continua sendo um canal importante para os fãs mais jovens se envolverem com a Fórmula 1. Na lista de esportes, a categoria ficou na segunda colocação, com um crescimento anual de 36% nas redes sociais.

Já a “Geração Z”, nascidos entre 1997 e 2002, tem um nível de interesse maior pelos esportes eletrônicos do que pelos esportes tradicionais. De acordo com o relatório, 41% das crianças de 3 a 18 anos se envolvem com e-Sports em 2021, um aumento de 22% em relação ao ano anterior. Os Grandes Prêmios Virtuais alcançaram 30 milhões de visualizações em plataformas de TV e digitais.

“Esta geração está superinformada e constantemente conectada. Eles têm acesso desde muito novos a todo conteúdo que possam desejar. Isso apresenta desafios e oportunidades para criadores de conteúdo, marcas e propriedades. A abordagem proativa da Fórmula 1 de investir em pesquisa e desenvolver uma estratégia para novos fãs é a melhor. Os resultados que vimos em nossos rastreadores em alguns dos principais mercados falam por si só”, comentou Nick Richardson, fundador e executivo-chefe da The Insights Family.

“Estamos sempre pensando em maneiras criativas e inovadoras de envolver novos públicos e mostrar o esporte que centenas de milhões de fãs em todo o mundo já conhecem e amam. Por isso, é ótimo ver que o trabalho que estamos fazendo para atingir públicos mais jovens está rendendo resultados. Por meio do uso de plataformas sociais e digitais, temos sido capazes de revelar nosso esporte, muitas vezes complexo, para a próxima geração de fãs”, acrescentou Ellie Norman, diretora de marketing e comunicações da Fórmula 1.

Compartilhe