Redes Sociais

Facebook e Comitê Paralímpico Internacional lançam série global

Conteúdo busca mostrar como o esporte criou uma mudança positiva para comunidades com deficiência ao redor do mundo

Facebook e Comitê Paralímpico Internacional lançam série global

20 de agosto de 2021

2 minutos de Leitura

Em apoio ao #NósOs15 (#WeThe15, em inglês), um movimento global de direitos humanos lançado para representar 1.2 bilhão de pessoas com deficiência no mundo, o Facebook fechou uma parceria com o Comitê Paraolímpico Internacional (IPC, em inglês) para lançar uma série de vídeos que mostra como o esporte criou uma mudança positiva para quatro comunidades com deficiência ao redor do mundo.

Disponível no Facebook Watch, a série de quatro partes apresenta comunidades do Brasil, Reino Unido, EUA e Nova Zelândia e reflete sobre como o Facebook permite que as comunidades cresçam e se reúnam online e, consequentemente, o impacto no mundo real que essa comunidade tem offline.

Um dos episódios destaca Daniel Nunes, integrante da Associação Bola pra Frente Esportes Adaptados, time de futebol de São Paulo voltado para jogadores com deficiência e com foco em amputados. A vida de Daniel foi impactada positivamente pela comunidade após um acidente de moto que levou à amputação de sua perna. Ele descobriu sobre futebol para amputados no Facebook e conheceu a associação que o abraçou. Agora, o grupo espera inspirar outras pessoas e alcançar mais pessoas com deficiência, fazendo crescer esta comunidade de apoio.

A série apresenta outros grupos, como The Derby Wheelblazers, um time competitivo de basquete em cadeira de rodas do Reino Unido, o Te Arawa Swimming Club, um clube comunitário inclusivo em Rotorua, Nova Zelândia, que acredita que a natação deve ser acessível a todos, e a comunidade Surf for All de Nova York, Estados Unidos, uma organização sem fins lucrativos que leva pessoas com as mais diversas trajetórias de vida a experimentar a alegria do surf.

O IPC e a Aliança Internacional de Deficiência (International Disability Alliance, em inglês) estão reunindo a maior coalizão de organizações internacionais do mundo do esporte, direitos humanos, política, negócios, cultura e entretenimento para iniciar a mudança. A campanha de uma década colocará a deficiência no centro da agenda de inclusão, ao lado da etnia, gênero e orientação sexual.

Os quatro episódios estarão disponíveis nas Páginas do Facebook App e do Comitê Paralímpico Internacional no Facebook.

Compartilhe