Atletas

Lista dos 50 atletas mais influentes do mundo tem mulheres no topo

Simone Biles, Naomi Osaka e Ashlyn Harris estão nas três primeiras posições

Lista dos 50 atletas mais influentes do mundo tem mulheres no topo

23 de agosto de 2021

3 minutos de Leitura

O site britânico SportsPro Media divulgou sua lista de 50 atletas mais influentes do mundo em 2021. O TOP 3 conta apenas com mulheres: Simone Biles, Naomi Osaka e a goleira da seleção americana de futebol, Ashlyn Harris, respectivamente.

Em quarto lugar, o primeiro homem: o boxeador mexicano Saúl “Canelo” Alvarez. A quinta posição é ocupada por Paulo Dybala, com Cristiano Ronaldo, seu companheiro de Juventus, em sexto. Completam o TOP 10 a boleira americana Ali Krieger (7º), o tenista grego Stefanos Tsitsipas (8º), o também tenista sérvio Novak Djokovic (9º) e Alex Morgan (10º).

Sobre outros nomes badalados, o ranking traz Lionel Messi (12º), Roger Federer (13º), Lewis Hamilton (16º), Serena Williams (21º), LeBron James (24º), Rafael Nadal (26º), Katie Ledecky (28º), Valentino Rossi (29º) e Megan Rapinoe (35º). Entre os brasileiros, apenas dois nomes estão no ranking: Neymar, na 31ª posição, e Gabriel Medina, em 36ª.

De acordo com o SportsPro Media, a metodologia da lista baseia-se em uma vasta quantidade de dados de mídia social para gerar uma pontuação do atleta como influenciador (Athlete Influencer Score, em inglês), compreendendo cinco métricas principais: frequência de postagem, alcance, engajamento, demografia do torcedor e atratividade do torcedor.

O Athlete Influencer Score é baseado não apenas no alcance de mídia social de um atleta, mas também na composição demográfica e nas afinidades do consumidor de seu público. Mais de 7 mil atletas que estiveram ativos em 2021 (Facebook, Twitter, Instagram e TikTok) foram analisados ​​a fim de fazer parte da lista, que é apresentada pela Greenfly e conta com a inteligência analítica da Zoomph.

“Estamos confiantes de que a lista 50MM deste ano e o hub de conteúdo dedicado oferecem uma classificação abrangente do grau de influência do atleta. Com base não apenas no alcance, mas também na compreensão do apelo cruzado e da demografia com poder de compra, acreditamos que os 50 deste ano representam um verdadeiro retrato de onde o marketing do atleta está em um mundo em que suas vozes estão sendo ouvidas mais alto do que nunca”, disse Paul Guest, diretor comercial do SportsPro Media.

“A lista do SportsPro Media demonstra uma mudança na comercialização do atleta que vai além do alcance e do engajamento. Os fãs querem se conectar diretamente com os atletas nas redes sociais, evitando ligas e times. Quando os atletas são autênticos e identificáveis, eles conseguem se conectar mais profundamente com fãs e seguidores. Isso é o que as marcas devem procurar agora, um endosso honesto e um público que escuta. O alcance e a frequência são perfeitos para avaliar os gastos com publicidade, mas os atletas são realmente nossos influenciadores mais valiosos”, acrescentou Tom Kuhr, diretor de marketing da Greenfly.

Segundo o SportsPro Media, o objetivo do ranking é permitir que os profissionais de marketing esportivo tomem decisões de patrocínio de forma mais rápida e inteligente do que nunca, avaliando objetivamente onde está o verdadeiro valor por meio da aplicação de análise aprofundada de dados, monitoramento de mídia social e insights do consumidor.

Compartilhe