Indústria

Como a pandemia incentivou ida de futsal para Olimpíadas

Esporte praticado mundialmente ainda não faz parte da competição, mas isso pode mudar nos próximos anos

Como a pandemia incentivou ida de futsal para Olimpíadas

06 de setembro de 2021

3 minutos de Leitura

Um dos esportes mais praticados do mundo, o futsal ainda não faz parte do quadro de modalidades que compõem os Jogos Olímpicos. Adeptos da prática têm procurado pressionar o COI (Comitê Olímpico Internacional) para que a inserção ocorra em um futuro breve. Ainda assim, é curioso que um esporte tão disseminado na sociedade não participe da principal competição esportiva do mundo.

Especialistas afirmam que esse posicionamento tem a ver com uma decisão do COI em não valorizar tanto o futebol, que já tem uma competição mundialmente reconhecida – a Copa do Mundo. Se analisarmos o modelo de torneio do futebol nas Olimpíadas, com jogadores até 23 anos, fica claro que a entidade que regula o esporte olímpico não está muito preocupada com a modalidade.

Há também uma outra crítica, que envolve a Fifa, entidade que regula o futsal desde 1989. A crítica que se faz à organização é de que ela não dá a devida atenção ao futebol. Não há competições femininas e juvenis no mundo, por exemplo, e o valor comercial do futsal ainda não se compara à modalidade praticada no gramado. Mais do que isso, parece haver poucos movimentos da entidade para mudar essa realidade.

Ainda assim, a FIFA deu um grande passo para inserir o futsal nas Olimpíadas, ao substituir o futebol pelo futsal na edição 2018 dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires (com o Brasil vencendo o torneio masculino e Portugal o feminino).

A partir daí, as especulações de que o futsal poderia se tornar um esporte olímpico até 2028, nos Jogos de Los Angeles, ganharam força entre dirigentes e jogadores influentes. Em Paris, daqui três anos, já não é possível incluir a modalidade. Nas Olimpíadas de Paris 2024, serão 329 eventos, em 38 modalidades, com a inclusão da canoagem slalom extremo, do breakdance e de novas provas mistas.

As expectativas por movimentações durante a pandemia cresceram. Dirigente de federações pelo mundo, entusiastas do esporte e ex-jogadores pressionaram a Fifa para que ela dialogasse com o COI a fim de colocar a modalidade já na disputa das Olimpíadas de Tóquio.

A competição foi adiada em meio à crise sanitária criada pela pandemia, no ano passado, e transcorreu sem maiores problemas neste ano, com o Brasil batendo seu recorde de medalhas. O futsal, no entanto, ficou de fora do torneio por faltar tempo hábil na criação das regras, premiações e outras questões inerentes a inserção de um novo esporte.

Após os Jogos Olímpicos da Juventude, Thomas Bach, presidente do COI, não deu pistas sobre uma eventual inclusão do futsal nas Olimpíadas. A ideia de que o esporte esteja presente em Los Angeles, em 2028, é uma possibilidade concreta, mas a questão ainda deve ser discutida com mais ênfase nos próximos anos.

A luta para que o futsal seja incluído nas Olimpíadas acontece na esteira de mudanças recentes e inclusão de outros esportes na competição. Em Tóquio, vimos as estreias do skate e do surf, modalidades que não possuem o mesmo número de praticantes do futsal, mas que ainda assim foram contempladas no programa olímpico.

Para o Brasil, ter o futsal em uma Olimpíada seria importante. O país acumula títulos mundiais e uma constelação de craques que estão entre os melhores da modalidade em toda a história, como Falcão, Manoel Tobias, Lenísio, Fininho, Rodrigo, entre outros.

Compartilhe