Atletas

Gabigol utiliza atadura para promover “Setembro Amarelo”

Causa tem como objetivo principal prevenir e reduzir os casos de suicídios no Brasil

Gabigol utiliza atadura para promover “Setembro Amarelo”

16 de setembro de 2021

2 minutos de Leitura

Gabriel Barbosa, o Gabigol, do Flamengo, utilizou sua já tradicional atadura para promover uma campanha de conscientização. Em campo contra o Grêmio, nas quartas de final da Copa do Brasil. o atacante utilizou a peça na cor amarela.

Trata-se de uma ação em prol do “Setembro Amarelo”, que tem como objetivo principal prevenir e reduzir os casos de suicídios no Brasil. Desde 2014, a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo.

“É importante levar causas como essas para o conhecimento de todos. Às vezes, a gente acha que isso nunca acontecerá próximo da gente, mas é um problema muito sério que vem afetando o povo brasileiro. Sempre que posso, e sei que minha voz chega para muitas pessoas, busco mostrar que o futebol pode, sim, ser um meio de informação e conscientização”, disse Gabriel.

No mundo, mais de 1 milhão de suicídios são registrados todos os anos, principalmente entre os mais jovens. No Brasil, mais de 13 mil pessoas tiram suas próprias vidas anualmente. Estudos indicam que cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar, está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias.

O “Setembro Amarelo” é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Compartilhe