Indústria

Nike é a marca esportiva mais valiosa do mundo nas redes sociais

Gigante americana segue soberana no ambiente digital em levantamento feito pela SportsPro em parceria com a Hookit

Nike é a marca esportiva mais valiosa do mundo nas redes sociais

20 de setembro de 2021

2 minutos de Leitura

Pelo segundo ano consecutivo, a Nike é marca mais comercializável do mundo. Com foco no ambiente digital, a gigante americana figurou no topo do ranking da SportsPro desenvolvido em parceria com a Hookit. No TOP 5, o levantamento segue com Adidas, Emirates, Santander e Red Bull, respectivamente.

Para chegar ao resultado, a Hookit rastreia a atividade social de todos os principais atletas, equipes e ligas do mundo, totalizando mais de 500 mil perfis. A empresa analisou postagens que continham 8 mil marcas, entre Facebook, Instagram, TikTok, Twitch, Twitter, VK, Weibo e YouTube dentro do período de 15 de agosto de 2020 a 15 de agosto de 2021.

Para chegar ao valor total de cada marca, a Hookit examinou os dois parâmetros-chave: valor potencial e qualidade da promoção, levando em consideração o texto e as imagens das postagens, engajamento social (visualizações, compartilhamentos e comentários), e o valor que isso traria para a companhia. De acordo com o estudo, as postagens promovendo a Nike no período analisado geraram mais de 8.77 bilhões de interações, resultando em um valor estimado de US$ 616.5 milhões, batendo a Adidas em US$ 270 milhões.

“As marcas nesta lista estão realmente recebendo a maior parte dos investimentos em patrocínio. Nosso foco na medição de patrocínio de mídia social nos permite alavancar o poder e a profundidade dos dados em todos os canais para remover qualquer subjetividade dessas classificações, baseadas em mais de cinco bilhões de pontos de dados. As empresas estão ficando mais inteligentes e focadas em dados, e esta lista se tornou uma referência para as marcas saberem como se comparam aos concorrentes ou pares”, disse Scott Tilton, Co-Fundador e Diretor Executivo da Hookit.

“Como em 2020, a classificação deste ano ilustra claramente a eficácia da ativação social em torno dos patrocínios esportivos e até que ponto as ligas, equipes e atletas podem agregar valor significativo para todos os tipos de parceiros. Notavelmente, a lista também fala da contínua relevância cultural e do marketing sem paralelo da Nike, que se inseriu não apenas no tecido do esporte profissional, mas na vida cotidiana de consumidores globais e nas causas sociais que eles apoiam”, acrescentou Michael Long, diretor editorial da SportsPro.

O TOP 10 é formado pela Puma, State Farm, Monster Energy, Dream11 e Heineken.

Compartilhe