Indústria

Nike fecha parceria com Casa Florescer e reforça apoio à diversidade

Revitalização da quadra marca o segundo ano de relacionamento da empresa com o espaço de acolhimento para mulheres trans

14 set, 2021

Como parte do compromisso de estabelecer conexões e apoiar iniciativas que promovam inclusão, a Nike e a Casa Florescer, centro de acolhida pioneira no Brasil para mulheres transexuais e travestis em São Paulo, renovaram a parceria iniciada em 2020.

“Quando a Nike faz a conexão com as pessoas acolhidas, é algo extremamente positivo, que potencializa outras possibilidades de acesso a algo que muitos não tiveram apenas por serem quem são. O esporte, para esta população que sofreu inúmeras violências devido sua existência, acaba se tornando uma terapia e até mesmo um facilitador de descoberta de aptidões subjetivas, propiciando assim um melhor relacionamento interpessoal”, disse Alberto Silva, gestor da Casa Florescer.

Para promover uma rotina de atividade física para as moradoras do centro, estimular o acesso ao esporte e o impacto social positivo, a Nike revitalizou a quadra poliesportiva do espaço, que ainda ganhou um mural artístico de 35 metros, criado pelo jovem artista pernambucano Lucas Andrade. O mural é inspirado em mensagens das próprias moradoras da Casa sobre empoderamento e inclusão, traz elementos visuais do universo esportivo, e também retrata algumas das mulheres da Casa que participaram da ação.

“Fico muito feliz em ver a energia da conquista de uma medalha tão importante se transformando em incentivo para a prática do esporte. Participar da celebração da nova quadra da Casa Florescer reforça a importância de promover cada vez mais oportunidades para que as pessoas possam praticar esporte. Espaços inclusivos e inspiradores como esses são fundamentais”, comentou a atleta da Seleção Brasileira de vôlei e medalhista de prata em Tóquio Gabriela Guimarães, convidada para prestigiar o local.

O mural e a quadra ainda trazem mensagens da iniciativa Be True da Nike (criada em 2012 por funcionários da comunidade LGBTQIA+ da empresa) que, neste ano, celebra o Orgulho em Movimento, fazendo referência ao esporte como um aliado e como uma plataforma a favor da defesa dos direitos da comunidade, mostrando que a prática esportiva e as atividades físicas devem ser inclusivas e um espaço de acolhimento.

“Temos uma longa história de promoção da igualdade em questões de raça, gênero e orientação sexual. Mas reconhecemos que ainda são muitas as barreiras cotidianas enfrentadas pela comunidade LGBTQIA+ no Brasil, principalmente pelas mulheres trans. A Casa Florescer cumpre um papel social muito importante e por isso temos orgulho em apoiar o trabalho que vem sendo realizado, que também reflete a diversidade dos nossos funcionários, atletas e consumidores, além de promover acesso ao esporte como plataforma de acolhimento e inclusão para essas meninas”, finalizou Bruno Teixeira, Gerente de Propósito da FISIA, Distribuidora Oficial Nike no Brasil.