Futebol

UEFA exige mudança no uniforme do Ajax que homenageia Bob Marley

Entidade vetou o uso dos três passáros na camisa que aludem a canção "Three Little Birds" do cantor jamaicano

UEFA exige mudança no uniforme do Ajax que homenageia Bob Marley

13 de setembro de 2021

2 minutos de Leitura

Por ocasião dos 40 anos da morte de Bob Marley, o Ajax resolveu homenagear o músico em sua nova terceira camisa para a temporada 2021/2022. Apesar do sucesso de vendas entre os torcedores do mundo inteiro, o clube se viu obrigado a fazer uma mudança no layout para atuar nas competições.

A camisa tem inspiração em um dos mais conhecidos hits do artista jamaicano: “Three Little Birds” (“Três passarinhos”). Por conta da canção, a camisa carrega três aves logo acima do número, além das três letras X, que pertencem à bandeira da cidade de Amsterdam.

No entanto, no último sábado (11), no duelo contra o Zwolle, pela Eredivisie, o Ajax não carregava os pássaros na camisa. Sobre a mudança, o clube se posicionou e afirmou que se trata de uma imposição da UEFA.

“A UEFA vê como uma expressão diferente do logotipo do clube e dos patrocinadores. Outras expressões não são permitidas pela entidade”, destacou um porta-voz do time.

Sobre a relação do Ajax com o cantor, tudo começou em 2008, com uma visita do time holandês ao campo do Cardiff City, no País de Gales, para um amistoso de pré-temporada. Ao fim da partida, que terminou empatada em 0 a 0, foi solicitado que os torcedores holandeses não deixassem o local. Coube a Ali Yassine, ex-locutor do Cardiff City Stadium, manter os visitantes animados enquanto esperavam.

Desta maneira, os torcedores do Ajax decidiram adotar a ideia. A música de Bob Marley só ficou marcada como uma tradição da torcida em 2012, quando o Ajax visitou o Manchester United pela Europa League. Ela tocou nas arquibancadas do Old Trafford e as imagens viralizaram. Desde então, “Three Little Birds” é entoada em todas as partidas.

Compartilhe