Indústria

Vulcabras utilizará energia eólica em 100% de sua produção a partir de 2022

Para comemorar a mudança, Olympikus lançou versão sustentável do tênis Corre 1

Vulcabras utilizará energia eólica em 100% de sua produção a partir de 2022

04 de setembro de 2021

3 minutos de Leitura

A Vulcabras, responsável pelas marcas Olympikus, Under Armour e Mizuno, anunciou que usará apenas energia eólica, ou seja, 100% de energia limpa, em suas unidades fabris a partir de 2022. Localizadas em Itapetinga (BA) e em Horizonte (CE), as fábricas serão supridas por um dos maiores complexos de energia eólica do mundo, o Rio do Vento, no Rio Grande do Norte. Com operacionalização pela Casa dos Ventos, o complexo terá capacidade instalada total de 1.038 megawatts (MW).

O contrato entre a Vulcabras e a Casa dos Ventos foi fechado por R$ 150 milhões. A empresa de energia proverá a totalidade do consumo da Vulcabras, equivalente a 7 MW médio, por um período mínimo de 13 anos. O uso de energia limpa evitará o lançamento de 15 mil toneladas de gás carbônico (CO2) anualmente na atmosfera, o equivalente ao plantio de 67 mil árvores.

“Esse é um momento histórico na jornada da Vulcabras, que tem como um de seus valores o pensar no amanhã. A parceria com a Casa dos Ventos ratifica esse nosso valor, e mostra que a Vulcabras não só apenas se preocupa em ser sustentável, mas também em levar a todos os brasileiros o resultado disso”, disse Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras.

“Criamos um modelo customizado que atende às diferentes necessidades de empresas, de eletrointensivas, como a Vale, e até as que tem menos demanda de eletricidade, mas que já pensam na descarbonização de sua energia. A condição singular do vento da região, combinado com as economias da escala do empreendimento, nos dão a condição de ofertar contratos a tarifas muito competitivas. Além disso, nosso parceiro tem a possibilidade de, no futuro, tornar-se acionista do ativo, passando a usufruir dos benefícios de ser um autoprodutor”, completou Lucas Araripe, diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos.

Para celebrar a mudança da companhia em prol do meio ambiente, foi lançada uma versão sustentável do principal tênis para running já produzido pela Olympikus. Criado em 2018 e lançado pela primeira vez em 2019 após diversas pesquisas e estudos de tendência com especialistas em corrida, o Corre 1 foi desenvolvido por engenheiros, designers, mestres em biomecânica e atletas profissionais e amadores com foco em performance.

Produzido com componentes reciclados e renováveis, o Corre 1 Eco conta com materiais como o EVA Verde, que é produzido a partir da cana de açúcar e está presente na sola e na palmilha do calçado. Além disso, o cabedal é feito com fios de poliéster reciclados a partir de garrafas plásticas e no solado há também borrachas especiais extraídas da seringueira.

Compartilhe