Futebol

EA Sports estuda encerrar acordo com a FIFA e mudar nome do seu game de futebol

Movimento seria semelhante ao da concorrente Konami, que alterou a série Pro Evolution Soccer para eFootball

EA Sports estuda encerrar acordo com a FIFA e mudar nome do seu game de futebol

07 de outubro de 2021

2 minutos de Leitura

A Electronic Arts anunciou que estuda a possibilidade de não associar mais o seu game de futebol a FIFA. Após a Konami mudar o nome da série Pro Evolution Soccer para eFootball, a EA poderá seguir o mesmo caminho no futuro, ainda sem uma data definida. Caso ocorra, a empresa fez questão de deixar claro que isso não impactaria seus acordos com atletas, ligas e equipes, como com a Conmebol, Serie A italiana, Bundesliga, Premier League, entre outras.

“Ao olhar para o futuro, também estamos a explorar a ideia de mudar o nome dos nossos jogos globais de futebol da EA Sports. Isto significa que estamos a analisar o nosso acordo para os direitos do nome com a FIFA, algo separado de todas as outras parcerias oficiais e licenças por todo o mundo do futebol” diz Cam Weber, vice-presidente executivo da EA Sports.

No mesmo comunicado, a empresa aproveitou para anunciar um recorde com o lançamento de FIFA 22, que viu mais de 9.1 milhões de jogadores juntarem-se ao jogo em apenas alguns dias. A EA destacou também estar orgulhosa do resultado que entregou ao público.

“O futuro do futebol é enorme e brilhante. A nossa prioridade é assegurar que temos a oportunidade de continuar a entregar as melhores experiências interativas de futebol do mundo. Mais uma vez, obrigado pelo apoio e feedback sobre o jogo deste ano. Estamos ansiosos por criar o futuro do futebol contigo”, acrescentou Weber.

Atualmente, a EA paga cerca de US$ 100 milhões de licenciamento para a entidade suíça pelo uso do nome, o que também pode motivar a mudança.

Lançado em 1993, o game chegou ao mercado como FIFA International Soccer. Em 1994, virou FIFA Soccer. Somente em 2006 a EA Sports decidiu que o nome seria apenas FIFA, acompanhado do ano em questão.

Compartilhe