Futebol

Estudo aponta que fã de esporte quer assistir mais futebol feminino

'The Collective Think Tank' entrevistou 1.749 pessoas do Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Polônia, Rússia e Suíça

Estudo aponta que fã de esporte quer assistir mais futebol feminino

21 de outubro de 2021

3 minutos de Leitura

Os fãs de esporte desejam mais futebol feminino para assistir. Este foi o principal insight de um estudo realizado pela agência Wasserman, que revelou que 88% das pessoas assistiriam mais da modalidade se houvesse mais oportunidades para fazê-lo.

Realizado em colaboração com a Impulse Network, uma iniciativa estudantil da Universidade de St Gallen, o ‘The Collective Think Tank’ entrevistou 1.749 pessoas do Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Polônia, Rússia e Suíça.

A pesquisa apontou também que, se o futebol feminino deseja impulsionar o seu ecossistema da base ao profissional, é necessário que ele tenha as mesmas oportunidades que o masculino. O estudo segue com outro dado interessante: aquelas que praticam o esporte têm maior probabilidade de consumir conteúdo de futebol (64%) em comparação as que raramente jogam (6%).

Por outro lado, os compromissos extracampo também impactam na continuidade de sua prática. A Wasserman analisou que as jogadoras estão abandonando o futebol por dois motivos: compromissos com a escola e o trabalho (48%), e saúde (22%). Além disso, 41% das que jogam com frequência se consideram a única mulher em seu time.

“Já sabemos do potencial do futebol feminino há algum tempo. Essa pesquisa, ao mesmo tempo que destaca os desafios que o esporte enfrenta, também mostra que existem tantas oportunidades de crescimento. Mas é importante que marcas, patrocinadores e parceiros não se limitem a sentar e esperar que esse interesse aumente ainda mais. Em vez disso, eles devem ser vistos como facilitadores”, disse Anna Afolabi, co-autora do estudo e estrategista da Wasserman.

“Quando as mulheres param de jogar futebol, muitas vezes também param de assistir ao futebol. Precisamos remover as barreiras à sua participação, a fim de impedir que as mulheres se afastem totalmente do jogo”, completou Ebru Koksal, presidente da Women in Football.

Recentemente, o MKTEsportivo destacou um outro estudo envolvendo o universo feminino. Ele revelou que fãs de esportes femininos se envolvem mais com os patrocinadores. A The Space Between descobriu que 50% dos fãs de esportes femininos “concordam fortemente” que os patrocinadores deveriam procurar tornar o mundo um lugar melhor a partir de suas ativações, enquanto apenas 20% dos fãs de esportes masculinos sentem o mesmo. Neste sentido, 40% daqueles que acompanham apenas competições envolvendo mulheres consideram ser de grande importância que os patrocinadores reflitam sobre seus próprios valores.

Compartilhe