Futebol

Fifa fará reunião virtual para debater sobre ‘futuro do futebol’ e Copa bienal

UEFA, CONMEBOL, COI e adidas já se posicionaram contra a iniciativa

Fifa fará reunião virtual para debater sobre ‘futuro do futebol’ e Copa bienal

21 de outubro de 2021

2 minutos de Leitura

A FIFA convocou uma reunião para o dia 20 de dezembro com o objetivo de estudar “o futuro do futebol” e, principalmente, avançar em sua polêmica proposta de organizar a Copa do Mundo a cada dois anos. UEFA, CONMEBOL, COI e adidas já se posicionaram contra a iniciativa.

“Precisamos pensar em como desenvolver o futebol do futuro e garantir que nosso esporte seja significativo, emocionante e robusto para as gerações futuras em todo o mundo. Este é um momento crucial para garantir o desenvolvimento do nosso esporte em todas as 211 associações-membros da FIFA. Conforme determinado pelo recente Congresso da FIFA, a FIFA está considerando todas as opiniões em um processo de consulta abrangente”, disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino, após a última reunião do Conselho.

As 211 federações que estão dentro do guarda-chuva da FIFA vão se reunir em videoconferência. A cúpula virtual vai “ter como objetivo chegar a um acordo” sobre o calendário e a distribuição das janelas dos jogos das seleções nacionais, além dos períodos em que os jogadores ficam à disposição dos seus clubes.

Pelo lado dos times, há um temor de serem privados de seus jogadores por mais tempo, e associações de torcedores desconfiam da possibilidade da principal competição do futebol ficar desvalorizada.

Infantino anunciou que a Fifa está fazendo um estudo de viabilidade para realizar a Copa do Mundo, que atualmente é disputada a cada quatro anos, para a cada dois anos. Além dos ex-jogadores, como o brasileiro Ronaldo Fenômeno, os planos de um Mundial bienal estão sendo fortemente impulsionados por Arsene Wenger, ex-técnico do Arsenal que agora é o chefe de desenvolvimento global do futebol da FIFA.

Compartilhe