A estreia do Tour de France Feminino, marcada para julho de 2022, terá a NTT, provedora global de tecnologia e soluções de negócios, como parceira. O acordo foi fechado com a Amaury Sport Organization (A.S.O), responsável pela organização da prova de ciclismo.
O foco estará no desenvolvimento do ciclismo feminino para inspirar uma próxima geração de mulheres da modalidade. A parceria contempla também quatro eventos femininos organizados pela A.S.O, como o Paris-Roubaix Femmes e o Fleche Wallonne Femmes.
A NTT atuará em conjunto com a A.S.O. para implementar um roteiro de tecnologia visando a melhor experiência digital aos fãs. Um deles será o Race Center. A iniciativa une mídia social, comentários e o LeTourData, que oferece insights baseados em dados e previsões de inteligência artificial para redes sociais e Tv.
“Estamos extremamente orgulhosos por fazer parte deste evento histórico e apoiar a A.S.O na promoção da inclusão e do ciclismo de base. O lançamento dessa corrida terá um impacto significativo na diversidade do ciclismo e percorrerá um longo caminho para encorajar mais mulheres a se envolverem com o esporte. Celebramos esse passo em direção a um esporte mais inclusivo e diversificado”, disse Marilyn Chaplin, diretora de recursos humanos e sustentabilidade da NTT.
“Estamos extremamente orgulhosos por lançar o Tour de France Femmes avec Zwift e poder contar com parceiros especialistas, como a NTT. Nossa parceria é conhecida por aproximar o torcedor da competição. Em julho de 2020, a NTT trabalhou com a Zwift para hospedar o primeiro Virtual Tour de France, e 40 milhões de fãs puderam se envolver e aproveitar o evento, apesar das restrições da Covid-19. Os recursos tecnológicos da NTT continuarão a nos ajudar a criar a corrida do futuro, com base em inovação, análise de dados e igualdade”, acrescentou Yann Le Moënner, CEO da A.S.O.
A edição inaugural do Tour de France Femmes avec Zwift foi adicionada ao WorldTour Feminino e está programada para começar em 24 de julho de 2022 na Champs-Élysées em Paris.
O Tour de France Feminino teve 6 edições, disputadas entre 1984 e 1989, foi nesta última que correu a ciclista brasileira, agora naturalizada francesa, Claudia Carceroni-Santaigne.