Indústria

Qual é o desporto mais popular em Portugal?

Portugal sempre teve uma grande relação com o desporto, sobretudo tendo em consideração a população existente neste país à beira-mar plantado. Os portugueses têm um […]

Qual é o desporto mais popular em Portugal?

13 de outubro de 2021

3 minutos de Leitura

Portugal sempre teve uma grande relação com o desporto, sobretudo tendo em consideração a população existente neste país à beira-mar plantado.

Os portugueses têm um grande sentimento de orgulho em todos os feitos alcançados em todas as modalidades, celebrando cada vitória como sua, mesmo quando esse desporto é apenas um “parente pobre” na sociedade.

Como é natural, e voltando um pouco atrás na história, existem imensas modalidades que já possuíram enorme relevância e que, atualmente, passam um pouco mais “despercebidas”, mesmo nas casas de apostas online Portugal.

Em determinada altura da história do desporto em Portugal, o hóquei foi uma das modalidades mais acompanhadas, suplantando o ciclismo, atualmente o futsal e o andebol aparecem no topo da lista, mas nunca nenhuma destas irá ter o prestígio do futebol.

O futebol vai muito para além do desporto em si, é uma cultura enraizada na sociedade e que junta várias gerações, quer em estádios quer em frente a televisões quase todos os dias, qualquer que seja o jogo em causa.

Todos os dias vemos o quão influente o futebol é, tanto em termos económicos, como em termos sociais, ocupando os espaços televisivos de maior relevo e mantendo os media completos com informação que todo o português deseja ver.

Para este fator ajuda muito termos, possivelmente, o melhor jogador de todos os tempos, um ícone desportivo e social, e que movimenta milhões em todo o mundo, qualquer que seja o relvado que pise ou a camisola que vista.

Antes deste, já outros jogadores possuíram um grande protagonismo, sobretudo pelo seu talento e não tanto pela sua capacidade de marketing, mas nunca nenhum destes chegará ao pés de Cristiano Ronaldo.

Se em termos individuais possuímos um dos grandes nomes da história da modalidade, em termos de clubes também não ficamos muito atrás, mesmo que alguns seja claramente mais destacados que outros.

Numa cultura “dominada” pelos três grandes, estes são a maior referência do futebol e do desporto em Portugal, não só pelos milhões de fãs, mas também pelo que já conseguiram atingir a nível interno e, sobretudo, além fronteiras.

A verdade, é que somos uns verdadeiros privilegiados, porque num “país tão pequeno” conseguimos ser tão grandes, tanto em termos individuais, como em aspetos coletivos.

Por último, e não menos importante, o futebol em Portugal ganhou uma ainda maior relevância nas últimas duas décadas, pelos feitos que atingimos a nível internacional, juntando verdadeiras gerações de ouro que culminaram com títulos.

Em 2016, o futebol tornou-se a maior história de sucesso da sociedade contemporânea, quando vencemos o título de campeão europeu contra todas as barreiras, não sucumbindo a um superfavorito a jogar frente ao seu público.

O futebol é uma cultura que nunca se irá perder em Portugal, mas que sobretudo nunca terá um concorrente a altura no que toca as outras modalidades, tendo uma enorme preponderância em termos socioeconómicos no nosso país.

Para além do desporto mais popular, o futebol é uma fonte de oportunidades para os portugueses, e que tem vindo a ser muito bem aproveitada, existindo protagonistas de grande relevo espalhados por todo o mundo.

Compartilhe