Futebol

Brasil Ladies Cup terá semana de desenvolvimento do futebol feminino

Além do campeonato, serão realizados painéis e workshops com conceituados palestrantes que atuam dentro e fora de campo

24 nov, 2021

O Brasil Ladies Cup, torneio que acontece entre os dias 12 e 19 de dezembro com organização da FIFOS (Federação Internacional de Football Soccer Society), contemplará a semana de desenvolvimento do futebol feminino brasileiro.

Além do campeonato de futebol, serão realizados painéis e workshops com conceituados palestrantes que atuam dentro e fora de campo. Eles serão divididos em quatro temas, com plateia presencial para convidados e transmissão online, via YouTube da FPF (Federação Paulista de Futebol).

O ciclo começará na manhã da quarta-feira, dia 15 de dezembro, com o tema “Área Técnica – Iniciação no Futebol Feminino”, com a participação internacional da atual treinadora do Santiago Morning, Maria Pry, formada em Ciências do Esporte e certificada pela UEFA como treinadora profissional de futebol.

Na sequência, uma mesa redonda para falar sobre os caminhos da modalidade para o alto rendimento, moderada pela Ana Cláudia Mayumi – Japa, que cria conteúdo sobre mulheres no esporte e no futebol. Com ela, Beatriz Margutti, treinadora do Pelado Real FC, um espaço em que meninas e mulheres podem viver juntas a paixão pelo futebol. Sandra Maria do Santos, treinadora de base do Santos FC e idealizadora do projeto Meninas em Campo, Julia Passero, treinadora das categorias de base de futebol feminino da Ferroviária – Sub16/17/18 e Rodrigo Coelho, coordenador técnico do A.D. Centro Olímpico e captador de atletas do São Paulo FC, completam a mesa de discussão.

No período da tarde, haverá uma clínica de futebol, a ser realizada no estádio onde ocorre o torneio, que será exclusiva para convidados, idealizada pela equipe do Meninas Em Campo, projeto social que tem como objetivo valorizar a atuação da mulher na sociedade por meio do esporte, da educação e do desenvolvimento humano.

Confira o primeiro dia de atividades extracampo para capacitação e discussões sobre o Futebol Feminino.

15/12 – QUARTA: Área Técnica – Iniciação no Futebol Feminino

Painel 1 – Desenvolvimento do futebol feminino: da formação à profissionalização

Maria Pry tratará da estrutura mínima que as equipes de formação devem ter para dar continuidade ao correto aprendizado e desenvolvimento das jogadoras. Como desenvolver o conteúdo a ser trabalhado nas diferentes sessões de treinamento, modelo de microciclo em uma equipe profissional e como preparar os jogos.

Painel 2 – Caminhos para o alto rendimento no Futebol Feminino

O futebol feminino está ganhando cada vez mais atenção das meninas por todos os cantos do mundo e os gestores da área têm notado este crescimento de interesse. Hoje, as garotas têm a oportunidade de seguir diversos caminhos para praticar o esporte e, até mesmo, chegar ao alto rendimento no Futebol Feminino. No Brasil, isso pode ser realizado por meio das categorias de base de um clube de futebol, por um projeto social ou até por intermédio de uma escola de futebol dedicada só para elas.

Na conversa, cada um destes perfis estará representado para que possamos conhecer diferentes propósitos, apresentando suas metodologias, estratégias e objetivos.

Para se inscrever, clique aqui.