No sábado (20/11), o Brasil comemorou o Dia da consciência Negra, feriado nacional dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.
Para a data, o Ceará aproveitou o seu duelo contra o Atlético-GO, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A, para realizar uma ação em homenagem à personalidades negras. Na escalação do duelo, o Vozão colocou rostos de pessoas que possuem o mesmo nome dos jogadores escalados, mas que trazem uma história bem diferente. Em cada rosto exposto, uma trajetória.
Antes disso, o clube já havia divulgado um vídeo com a hashtag #NossaHistóriaTáNaPele, mostrando que essa luta é para todos. Além da publicação e da escalação, o Ceará criou um perfil no Instagram que conta detalhadamente a história de cada um que foi apresentado (@nossahistoriatanapele).
Importante destacar que o Ceará é um dos sete times da elite do futebol brasileiro que possui cláusulas contratuais específicas para punição em casos e atos de racismo.