Futebol

Ceará utiliza escalação para comemorar Dia Nacional da Consciência Negra

Clube substituiu fotos de seus jogadores por personalidades negras

Ceará utiliza escalação para comemorar Dia Nacional da Consciência Negra

21 de novembro de 2021

2 minutos de Leitura

No sábado (20/11), o Brasil comemorou o Dia da consciência Negra, feriado nacional dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

Para a data, o Ceará aproveitou o seu duelo contra o Atlético-GO, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A, para realizar uma ação em homenagem à personalidades negras. Na escalação do duelo, o Vozão colocou rostos de pessoas que possuem o mesmo nome dos jogadores escalados, mas que trazem uma história bem diferente. Em cada rosto exposto, uma trajetória.

Antes disso, o clube já havia divulgado um vídeo com a hashtag #NossaHistóriaTáNaPele, mostrando que essa luta é para todos. Além da publicação e da escalação, o Ceará criou um perfil no Instagram que conta detalhadamente a história de cada um que foi apresentado (@nossahistoriatanapele).

Importante destacar que o Ceará é um dos sete times da elite do futebol brasileiro que possui cláusulas contratuais específicas para punição em casos e atos de racismo.

Compartilhe