Futebol

Ceará ativa Dia Nacional da Alfabetização

Elenco do Vozão entrou em campo com os nomes das camisas escritos por alfabetizandos

Ceará ativa Dia Nacional da Alfabetização

15 de novembro de 2021

2 minutos de Leitura

O Dia Nacional da Alfabetização é celebrado dia 14 de novembro e serve para conscientizar a população sobre a importância do ensino para a sociedade, independente da idade. Na partida diante do Sport, na Arena Vozão, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A, o Ceará realizou uma ação para homenagear os alunos que estão em busca do aprendizado, e alertar a população sobre a importância da alfabetização.

Em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza, o Vozão visitou a Escola Municipal Professora Lireda Facó e convidou alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), que estão em processo de alfabetização, para escrever os nomes dos atletas do clube em uma folha de papel. Com a grafia dos convidados, o clube entrou em campo com os nomes estampados na camisa da mesma forma que foi feita pelos jovens.

No Brasil, em estudo realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) em 2019, informa que em nosso país, a taxa de analfabetismo em pessoas acima de 15 anos chega a 6,6% da população, equivalente a 11 milhões de analfabetos. O maior número se encontra no Nordeste.

O EJA (Educação de Jovens e Adultos) foi criado para as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir o estágio de alfabetização na infância e adolescência, possam obter o estudo na maior idade e conquistar o ensino básico que é direito de todo cidadão para o desenvolvimento da população.

A alfabetização está ligada a ler, escrever e também no desenvolvimento da capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento. Nunca é tarde para (re)começar!

Compartilhe