Futebol

Fluminense lança web série e faz ações no Dia da Consciência Negra

Jogadores carregarão nomes de personalidades negras da história do clube na camisa no jogo deste domingo

Fluminense lança web série e faz ações no Dia da Consciência Negra

21 de novembro de 2021

2 minutos de Leitura

O Fluminense aproveitou o 20 de novembro, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra, como o ponto de partida de uma web série produzida pela FluTV cujo foco é abordar a temática tendo como fio condutor a história de Chico Guanabara, um negro, favelado, capoeirista e tricolor. Em doze capítulos, a “Herdeiros de Chico Guanabara” vai se aprofundar na história daquele que é historicamente reconhecido como o primeiro torcedor de futebol do Brasil.

A série tratará de temas fundamentais, como o racismo estrutural, a Belle Époque e o uso do pó de arroz, a profissionalização do futebol brasileiro, as subjetividades dos negros atletas e torcedores do Tricolor. 

Já na partida deste domingo, contra o América-MG, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, os jogadores vão entrar em campo e jogar com o nome de personalidades negras da história do clube estampado em suas camisas.

Em parceria com a Play for a Cause, todas as camisas utilizadas serão leiloadas na plataforma da empresa e a quantia arrecadada será destinada às entidades “Nóiz Projeto Social” e “Escola de boxe Eduardo Cardoso – Team Cachorrão”.

Por fim, Marcão, um dos únicos técnicos negros entre todos os times do Brasileirão, doará duas camisas autografadas: uma polo utilizada por ele no jogo e uma nova camisa 3 do Tricolor, na cor cinza, com seu nome gravado e o número 5 estampado às costas. As peças serão entregues à CBF para leilão da entidade junto com a Play for a Cause em prol do Observatório do Racismo.

Compartilhe