Futebol

Gramado retrátil e palco de outras modalidades: conheça o novo Santiago Bernabéu

Sistema que recolhe o campo possui ventilação e tratamento com raios ultravioleta

Gramado retrátil e palco de outras modalidades: conheça o novo Santiago Bernabéu

04 de novembro de 2021

2 minutos de Leitura

O Real Madrid apresentou um vídeo espetacular para promover as “multifunções” do futuro Santiago Bernabéu. O estádio poderá ser transformado numa sala de espetáculos, centro de congressos ou mesmo ser palco para receber outras modalidades.

O segredo para ser multiuso está num sistema inovador que permite recolher o gramado, em fatias, para ser mantido saudável graças a um sistema de ventilação, câmeras de controle e tratamento com luzes LED e ultravioleta. Ele ficará a 30 metros de profundidade para preservar sua qualidade. Sem o gramado, o Bernabéu terá capacidade para ser remontado de acordo com a função e evento desejado, com capacidade de 81 mil pessoas nas arquibancadas.

Terminado o evento, basta acionar o sistema para que o gramado retorne ao lugar e volte a receber os jogos do Real Madrid.

No vídeo de apresentação, o espaço do campo seria dividido em dois e abrigaria, ao mesmo tempo, jogos de basquete e tênis. Torcedor do Real Madrid, Rafael Nadal já adiantou que deseja ser o primeiro a utilizar a quadra de tênis do Bernabéu, tendo Djokovic ou Federer como adversário. NBA, NFL e até mesmo o Cirque du Soleil podem desembarcar na capital espanhola para apresentações no local.

Iniciada em 2019, a reforma do Santiago Bernabéu começou com a parte estrutural do estádio e tem prazo de conclusão para 2023. O custo está estimado em € 575 milhões, pagos durante um período de 25 anos.

Compartilhe