Indústria

Pioneira, LaLiga lança programas educacionais para jogadores profissionais

Eles serão ministrados em diferentes formatos para que os participantes possam aliar treinos e jogos ao calendário escolar

Pioneira, LaLiga lança programas educacionais para jogadores profissionais

26 de novembro de 2021

4 minutos de Leitura

Por meio de seu departamento educacional LaLiga Business School, a LaLiga lançou a iniciativa ‘Global Players Program’ para jogadores das ligas LaLiga Santander e LaLiga SmartBank. Promovida pelo Banco Santander, com a Oxygen como parceiro de eLearning e em colaboração com a AFE (Associação Espanhola de Futebolistas) e a Players App, com esta importante iniciativa, a LaLiga dá um passo mais longe na formação, apostando nos jogadores de futebol e investindo na sua atualidade e oportunidades futuras na indústria do esporte para criar uma alternativa à sua profissão atual.

O “Global Players Program” é um programa educacional que visa fornecer aos jogadores o conhecimento e as ferramentas de que precisam para se desenvolver profissionalmente, tanto em sua indústria como em outros lugares, e durante e no final de suas carreiras como jogadores. O objetivo final do programa, o primeiro do gênero entre as grandes ligas europeias, é aconselhar cada jogador sobre onde focar sua carreira profissional no final de sua carreira esportiva. Além disso, Alberto García, ex-goleiro do Rayo Vallecano, será o orientador do programa, que proporcionará a visão de um jogador profissional de futebol que se aposentou recentemente, agregando ainda mais valor ao treinamento.

“Este é um passo lógico para nós, porque desde 2018 nos preocupamos e envolvemos na formação de novos profissionais para a indústria. Os jogadores de futebol de LaLiga já possuem conhecimentos muito valiosos para o setor, mas com esta formação nós estão a oferecer-lhes uma oportunidade pioneira quando a sua carreira no futebol terminar”, disse Javier Tebas, presidente da entidade.

“Temos o orgulho de promover uma iniciativa pioneira como esta. No Banco Santander, há muito acreditamos e apoiamos a formação como ferramenta fundamental para gerar um futuro melhor ,sentido ser capaz de promover um programa educacional para futebolistas profissionais em conjunto com a LaLiga é um marco muito importante para nós”, acrescentou Felipe Martín, Diretor de Patrocínios e Eventos do Santander Espanha.

“Como resultado de uma exaustiva pesquisa de mercado sobre a indústria do esporte e o cruzamento com a indústria da educação, chegamos a compreender que existem enormes necessidades não atendidas e grandes problemas a resolver: apoiar os atletas profissionais, contribuir para a profissionalização massiva da indústria do esporte e para fornecer ferramentas funcionais aos jogadores profissionais da indústria. Neste contexto, criamos o Oxygen, um veículo para resolver estes problemas e atacar a oportunidade”, explicou Jorge Valdano, sócio fundador da Oxygen.

Atendendo aos horários de trabalho dos jogadores de futebol, o curso será ministrado em diferentes formatos (presencial, streaming e online) para que os jogadores possam compatibilizar os seus treinos e jogos com o calendário escolar. Para tal, as aulas serão gravadas e os tempos das avaliações serão adaptados aos horários de trabalho dos futebolistas. Além disso, os membros do curso receberão atenção personalizada de uma equipe de professores e tutores durante todo o programa.

A primeira fase, entregue em formato online, terá como foco o desenvolvimento pessoal e terá início em fevereiro de 2022. Paralelamente e até ao mês de Junho, decorrerão 6 webinars centrados no conhecimento do ambiente de trabalho para que os jogadores de futebol participantes se familiarizem com os eixos de desenvolvimento da indústria desportiva.

Por fim, para encerrar o curso acadêmico, serão realizados quatro dias de masterclasses presenciais para jogadores de futebol na sede da LaLiga. Todos os jogadores LaLiga que desejarem podem se registrar para o processo de admissão através da guia Global Players Program no Players App, um aplicativo móvel exclusivo para jogadores LaLiga que oferece estatísticas, vídeos e serviços para sua vida pessoal e de lazer.

Compartilhe