Indústria

10 dicas para profissionais alavancarem seu perfil no LinkedIn

Mais de 51 milhões de brasileiros já estão no LinkedIn e se você ainda não gera negócios, cria oportunidades e não desenvolve sua marca pessoal […]

10 dicas para profissionais alavancarem seu perfil no LinkedIn

09 de dezembro de 2021

4 minutos de Leitura

Mais de 51 milhões de brasileiros já estão no LinkedIn e se você ainda não gera negócios, cria oportunidades e não desenvolve sua marca pessoal nesta rede social, leia atentamente este post.

Se você acha que a única rede social ou canal online para divulgar seus serviços e construir seu posicionamento é o Instagram, você está em apuros.

Só para você ter ideia, o LinkedIn alcançou a marca de 51 milhões de usuários em 2021. São 130 novos usuários por minuto e o engajamento também cresceu. Em comparação com o ano anterior, houve um aumento de 35% de conversas públicas e de 29% no compartilhamento de conteúdo.

Diante de tudo isso que eu acabei de lhe mostrar, eu preparei um material com 10 dicas para profissionais alavancarem seu perfil no LinkedIn.

Antes de mais nada, eu preciso que você entenda como funciona o algoritmo do LinkedIn e, principalmente, o seu SSI.

O SSI | Social Selling Index do LinkedIn é uma métrica que classifica a utilização que uma empresa ou pessoa faz do LinkedIn como ferramenta de vendas.

Para descobrir qual o seu SSI, basta clicar nesse link

O seu cálculo é feito com base em 4 pilares:

1)Estabeleça sua marca profissional;
2)Localize as pessoas certas;
3)Interaja oferecendo insights;
4)Cultive relacionamentos.

1 – Tenha um perfil no LinkedIn 100% completo: capa, foto, título/headline que é a que aparece logo no início e um resumo muito bem preenchidos. Você pode utilizar esse site https://www.snappr.com/photo-analyzer/ para saber qual a nota da sua foto no perfil

2 – Publique conteúdo de valor para a sua rede que te posicione como um verdadeiro líder em seu setor.

3 – Interaja nas publicações dos profissionais da sua rede para aumentar a sua visibilidade e principalmente, aumentar seu alcance.

4 – Obtenha recomendações dos profissionais da sua rede e também dos seus clientes ou colegas de trabalho. Isso é fundamental e funciona como prova social na hora de ser contratado ou conseguir boas parcerias.

5 – Utilize a pesquisa do LinkedIn que oferece dezenas de filtros para encontrar profissionais e até possíveis clientes, mas antes de enviar um convite de conexão a eles, prepare uma mensagem e envie junto com o convite. Jamais envie um convite de conexão para quem você não conhece sem personalizar a mensagem. Exemplo: Olá, sou o André Damasceno e gostaria de adicionar a minha rede de profissionais aqui no LinKedIn. Muito obrigado.

6 – Participe e colabore com conteúdos e dicas dentro dos muitos grupos dentro do LinkedIn. Isso amplia a possibilidade de você ser encontrado pelo bom conteúdo gerado.

7 – Compartilhe com a sua rede os resultados gerados por você dentro dos seus últimos trabalhos/empregos. Isso ajuda a mostrar para outras pessoas e empregadores o que você tem feito.

8 – Separe de 30 a 40 minutos diários para promover sua marca pessoal através do conteúdo relevante. Ou seja, aquele conteúdo que se conecta a sua persona e resolve um problema dele.

9 – Siga profissionais que são referência em seu setor e veja o que eles estão fazendo. Isso te ajuda a ter ideias de conteúdo e também a pensar em ações que você pode desenvolver no curto a médio prazo.

10 – Antes de fazer uma conexão com um potencial cliente, visite o seu perfil algumas vezes e deixe o mesmo saber o que você tem feito. Isso ajuda a despertar a curiosidade da pessoa lá do outro lado.

Gostou das dicas?

Se sim, a gente te convida para conhecer o Curso Networking e Carreira no LinkedIn.

Um treinamento online para quem deseja melhor posicionamento profissional e mais destaque para aproveitar as melhores oportunidades de carreira em nosso mercado.

Para ter acesso a ele, basta clicar no link abaixo.

→ Quero conhecer o curso Networking e Carreira no LinkedIn

Compartilhe