Futebol

A Catedral: conheça o projeto escolhido para ser o novo estádio de Milan e Inter de Milão

Os clubes optaram pela ideia do estúdio norte-americano Populous, cujo projeto foi batizado de 'La Cattedrale'

A Catedral: conheça o projeto escolhido para ser o novo estádio de Milan e Inter de Milão

23 de dezembro de 2021

3 minutos de Leitura

O Milan e a Inter de Milão escolheram o projeto arquitetônico da nova arena que substituirá o icônico Giuseppe Meazza/San Siro, estádio que as duas equipes dividem há mais de 70 anos.

Os clubes optaram pela ideia do estúdio norte-americano Populous, cujo projeto foi batizado de “La Cattedrale” (A Catedral, em tradução livre). Ele terá capacidade de 65 mil torcedores.

“O Milan e a Internazionale Milano têm o prazer de anunciar que o conceito apresentado pelo estúdio Populous, conhecido como ‘A Catedral’, acabou por ser o projeto escolhido pelos dois clubes. A área onde serão construídos o novo estádio e o novo bairro será inteiramente pedonal, com aproximadamente 110 mil metros quadrados de área verde, 40% da áre”, destacaram em nota oficial.

O design da nova arena é inspirado no Duomo e na Galleria Vittorio Emanuele. Desta maneira, ele traz uma galeria de vidro em sua volta, além de buscar o posicionamento de ser o mais sustentável da Europa.

A resolução de interesse público emitida pela Prefeitura de Milão em novembro passado prevê, além da construção do novo estádio, a reconfiguração da zona onde hoje se encontra o Giuseppe Meazza/San Siro, através da criação de uma área desportiva e de lazer, com um novo parque público com cerca de 50 mil metros quadrados de verde filtrante.

Segundo os dois clubes, os estacionamentos, que atualmente representam 27% da superfície da área, serão totalmente subterrâneos sem a existência de estacionamentos de superfície. Muitas das atividades recreativas e desportivas previstas, localizadas ao ar livre ou em espaços recuperados, serão gratuitas ou convencionadas com a Câmara Municipal.

“O novo San Siro será o estádio mais bonito do mundo caracterizado por uma forte identidade e reconhecibilidade. Um estádio atraente, acessível e sustentável que representará um novo ícone para a cidade de Milão e permitirá apoiar o desenvolvimento dos dois clubes, reforçando a sua competitividade a nível internacional”, disse o presidente do Milan, Paolo Scaroni.

“O novo estádio de Milão será construído no centro de uma área muito moderna, verde e habitável 365 dias por ano”. “O nascimento de um bairro de esporte e lazer, com um novo parque com 50 mil metros quadrados de verde permitirá que o bairro de San Siro se transforme em um destino de excelência para o esporte e entretenimento”, finalizou o CEO corporativo da Inter, Alessandro Antonello.

Compartilhe