Futebol

Fundo americano liderado por John Textor compra o Botafogo

Clube se posicionou positivamente sobre oferta recebida pela Eagle Holding para constituição de uma nova estrutura societária através da SAF

Fundo americano liderado por John Textor compra o Botafogo

24 de dezembro de 2021

2 minutos de Leitura

O Botafogo e o empresário norte-americano John Textor assinaram um pré-contrato para a venda da Sociedade Anônima do Futebol do clube carioca. Pedro Mesquita, executivo da XP Investimentos, que atuou como intermediário entre as duas partes, anunciou o negócio em seu Twitter. Posteriormente, o Fogão oficializou em seus perfis.

“É com grande satisfação que anunciamos esse marco histórico no Botafogo. Um clube da nossa grandeza terá um parceiro de altíssimo nível para investir e criar as condições que nos possibilitem retomar o protagonismo no futebol brasileiro e mundial. Agora, iniciamos uma segunda etapa do processo, igualmente importante, antes de formalização da nova constituição jurídica. Agradeço a todos que se empenharam, de forma executiva e profissional, para esse momento. O torcedor alvinegro, que por anos esteve ao nosso lado mesmo em períodos de grandes dificuldades, está de parabéns pelo apoio incondicional e por acreditar no profissionalismo da gestão”, destacou o presidente do Botafogo, Durcesio Mello.

John Textor: tudo sobre o dono do Crystal Palace que comprou o Botafogo

“Foram nove meses de muito trabalho sério e profissional para chegar ao fim de 2021 com o Botafogo na Série A e agora com um investidor na SAF. Estou muito feliz por poder contribuir com o Glorioso. Feliz natal e saudações alvinegras”, acrescentou o CEO do time, Jorge Braga.

A proposta aceita é da Eagle Holding, fundo americano liderado por John Textor e com investimentos em clubes pelo mundo. Com 56 anos, o executivo é co-proprietário do Crystal Palace, da Inglaterra, quando em agosto pagou £ 90 milhões por cerca de 40% do clube. Ele já tentou adquirir uma parte do Benfica.]

Neste momento, ele avança para comprar o Molenbeek, da segunda divisão da Bélgica. Um fanático por futebol, Textor tem uma academia de desenvolvimento de jovens na modalidade na Flórida.

O primeiro passo nesse sentido foi dado por Ronaldo ao adquirir o Cruzeiro. Na mesma semana, Chapecoense Coritiba avançaram para se tornarem SAF, abrindo espaço para investimentos e reestruturação do futebol.

Compartilhe