Futebol

John Textor: tudo sobre o dono do Crystal Palace que comprou o Botafogo

Executivo americano é dono do streaming fuboTv e já tentou adquirir uma participação no Benfica

John Textor: tudo sobre o dono do Crystal Palace que comprou o Botafogo

24 de dezembro de 2021

3 minutos de Leitura

John Textor. É este o nome do americano que comprou o Botafogo. Com 56 anos, o executivo é co-proprietário do Crystal Palace, da Inglaterra, quando em agosto pagou £ 90 milhões por cerca de 40% do clube. Ele já tentou adquirir uma parte do Benfica. Os planos acabaram frustrados após grande parte dos torcedores terem se colocado contra a aquisição, que tiraria do clube a autonomia para tomada de decisões. O Conselho do Benfica acabou recusando a entrada de Textor.

“Claro que estou desanimado por saber, oficialmente, que a direção do Sport Lisboa e Benfica não aprovaria a minha compra de ações. Também estou surpreso que minha oferta para financiar as necessidades de capital do clube, em termos mais favoráveis ​​do que a emissão de títulos proposta, pareceu receber pouca consideração. Não estou surpreso com esta decisão, mas estou desapontado. A oportunidade de se juntar à família do Benfica, que ela própria já tinha convidado o investimento público, seria uma oportunidade única”, disse Textor após o veto do conselho dos encarnados. Ele havia declarado que pretendia listar o Benfica na Bolsa de Valores de Nova York, movimento que acabou enfraquecendo o apoio da torcida do clube.

Neste momento, além do clube carioca, ele avança para comprar o Molenbeek, da segunda divisão da Bélgica. Um fanático por futebol, Textor tem uma academia de desenvolvimento de jovens na modalidade na Flórida.

John Textor tem um histórico envolvendo a indústria do esporte. Hoje, ele é sócio majoritário da fuboTV, uma plataforma de streaming focada em direitos de transmissão de ligas. Em outubro de 2020, a fuboTV foi listada na Bolsa de Valores de Nova York, alcançando um valor de mercado de mais de US$ 8 bilhões. Um dos IPOs de maior sucesso durante este período de pandemia.

Fora do setor, depois de múltiplos projetos inovadores, em 2006 comprou a Digital Domain, responsável pelos efeitos especiais de “Titanic” (1998), um marco nas artes visuais. Sob sua gestão, foram 80 longas-metragens e 8 estatuetas.

O americano é ainda considerado um dos pioneiros em hologramas ao fundar a Pulse Evolution Corporation (PLFX). Com esta tecnologia, sua empresa criou iniciativas de grande impacto, como apresentações de Michael Jackson e Tupac. Não somente hologramas, mas Textor também se destacou em ações ligadas a realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial. A Forbes classificou Textor em 2016 como “guru da realidade virtual de Hollywood”.

À frente do Palace, reduziu a dívida do clube em £ 50 milhões, investiu no estádio, nas categorias de base e contratou jogadores. Mesmo com o investimento, reduziu a folha salarial ao liberar experientes jogadores.

Compartilhe