Tecnologia

Realidade Estendida no esporte: tudo sobre Realidade Virtual, Aumentada e Mista

O que é a realidade virtual? A realidade virtual diz respeito a um ambiente no qual é possível criar uma realidade física por meio de […]

Realidade Estendida no esporte: tudo sobre Realidade Virtual, Aumentada e Mista

19 de dezembro de 2021

3 minutos de Leitura

O que é a realidade virtual?

A realidade virtual diz respeito a um ambiente no qual é possível criar uma realidade física por meio de aparatos tecnológicos, simulando o ambiente real por meio de um sistema computacional. É uma realidade totalmente virtual, criada artificialmente, ainda que seja semelhante ao ambiente verdadeiro.

Assim, o usuário tem uma percepção bastante realista, podendo, muitas vezes, incluir sensações táteis no processo. Nos últimos anos, é uma área que tem crescido consideravelmente, com a criação de óculos especiais e headsets, que permitem uma imersão mais precisa do público, seja para uso para lazer, seja empresarial.

Ela é um espaço virtual, que tem como objetivo “enganar” seus sentidos ao fazer-se sentir totalmente imerso, quase sempre com a visão em primeira pessoa (vendo pelos seus próprios olhos). Essa tecnologia é a mais conhecida, pois sempre está associada aos óculos de realidade virtual (os VR oculus). A realidade virtual nos proporciona uma experiência completamente imersiva, dando-nos sensações físicas e psíquicas. E então, você alguma vez teve a oportunidade de experimentar esse tipo de tecnologia?

O que é a realidade aumentada?

A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade. Cada vez mais demandada, essa tecnologia se converterá em um negócio que vai movimentou, em 2020, cerca de US$ 120 bilhões.

A RA também não passou despercebida aos olhos dos grandes gigantes tecnológicos. Com óculos, smartphones e tablets (esses dois últimos se revelaram como seus dois grandes aliados), empresas de tecnologia competem entre si para inventar plataformas, kits de ferramentas, wearables ou apps que prendam definitivamente a nossa atenção.

O Pokemon Go, por exemplo, foi um fenômeno da realidade aumentada. Esse tipo de tecnologia adiciona tais elementos virtuais tridimensionais (3D) ao mundo real e atual, permitindo ao usuário interagir e ambientalizar com esses elementos utilizando um smartphone ou tablets. O usuário é livre e pode utilizar o ambiente do mundo real enquanto interage com elementos digitais, que são sobrepostos a ele.

O que é a realidade mista?

A Realidade Mista pode ser considerada como uma mistura de realidade virtual com a realidade aumentada.

Essa tecnologia usa parte do ambiente real e parte do espaço virtual, tornando assim, uma experiência mais interativa e imersiva. Um bom exemplo disso, são os usos do óculos de realidade virtual, também conhecidos como óculos VR.

Aqui, imagine um estádio que contém arquibancadas reais e torcedores. E o mascote do time, dono da casa, entra na atmosfera da arena, se transformando em um avatar digital em versão realista e interage com o público.

Compartilhe